Prisão onde estão presos da Lava Jato instalará scanner para evitar revista íntima

Jordana Martinez

Vanessa Fernandes/ CBNCuritiba

O Complexo Médico Penal em Pinhais, uma das unidades prisionais do Estado e onde estão presos da Operação Lava Jato, como o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, o ex presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha, o ex governador do Rio de Janeiro Sergio Cabral, irá receber um scanner corporal.

Com a instalação do equipamento pretende-se evitar a revista íntima em familiares de presos naquela unidade.

Uma lei de 2016 proíbe a revista íntima em ambientes prisionais. De acordo com a lei, as empresas privadas, os órgãos e entidades da administração pública ficam proibidos de adotar qualquer prática de revista íntima. Em caso de infração, a multa é de R$ 20 mil, valor que pode ser dobrado para reincidência.


Apesar da existência da lei a presidente do Conselho da Comunidade Isabel Mendes conta que no Complexo Médico, as revistas íntimas continuam sendo realizadas. Ela diz que o local onde acontecem as revistas também motivou um abaixo assinado por parte dos familiares dos presos que foi encaminhado às autoridades.

“O conselho da comunidade e outras entidades, nós temos reclamado, encaminhado reclamações às autoridades competentes, à direção do Depen de que existem outras formas que, no caso o scanner é o melhor. Nós recebemos um abaixo assinado das mulheres dos familiares do Complexo Médico Penal. Não apenas foi sobre sobre apenas a revista íntima, mas sobre o local também, desculpe o termo que eu vou usar… mas um local imundo”, afirmou.

O Conselho da Comunidade foi comunicado oficialmente pelo Depen, sobre a aquisição através de licitação para locação de 20 unidades do equipamento. Segundo informações da Assessoria de Comunicação do DEPEN, todas as unidades prisionais já possuem o scanner e já receberam os novos equipamentos, inclusive o CMP que ainda não contava com o dispositivo.

Até o fim desta reportagem a assessoria não conseguiu confirmar se o equipamento já estava em funcionamento mas garantiu que o scanner já está chegou ao Complexo Médico Penal.

 

Post anteriorPróximo post
Jordana Martinez
Profissional multimídia com passagens pela Tv Band Curitiba, RPC, Rede Massa, RicTv, rádio CBNCuritiba e BandNewsCuritiba. Hoje é editora-chefe do Paraná Portal.
Comentários de Facebook