O Procon-PR alerta que o aumento do preço não justificado de produtos e serviços nas regiões atingidas pelas chuvas é prática abusiva do comércio, conforme artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor. A diretora-geral da instituição, Claudia Silvano, publicou um vídeo nesta quinta-feira (30) em que fala sobre como proceder caso os consumidores se deparem com preços abusivos na hora de comprar lonas, telhas e materiais de construção após as chuvas que atingiram Curitiba e região metropolitana.
Claudia Silvano se manifestou depois que consumidores relataram que algumas lojas de bairro aumentaram os preços dos produtos para lucrar mais.
A lona, por exemplo, que deveria custar até R$ 2,50 o metro quadrado, foi vendida por até R$ 20,00. "Em razão das fortes chuvas que caíram nessa madrugada os consumidores estão reclamando que estão encontrando a venda de lona muito acima do normal", disse.
A diretora do Procon explica que o aumento sem justa causa do preço de um produto pode ser considerado prática abusiva. Ela orienta o consumidor a pegar nota fiscal ou recibo para, posteriormente, formalizar uma reclamação no Procon. "Nesse caso, se o consumidor tiver que comprar, não tiver outra opção, exija nota fiscal, com a descriminação do que foi comprado, para depois abrir uma reclamação no Procon-PR", destacou.
Comprovada a situação, o comerciante que for pego praticando preços abusivos está sujeito ao pagamento de multas.