Procura pela vacina contra a gripe é baixa; campanha segue até 15 de junho

Já na reta final da Campanha de Vacinação Contra a Gripe, muitas pessoas deixaram de procurar as Unidades de Saúde de Cu..

CBN Curitiba - 02 de junho de 2018, 12:00

Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Fotoarena
Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Fotoarena

Já na reta final da Campanha de Vacinação Contra a Gripe, muitas pessoas deixaram de procurar as Unidades de Saúde de Curitiba. Na Unidade de Saúde da Praça Ouvidor Pardinho, no bairro Rebouças, cerca de 1500 pessoas passavam todos os dias para receber a vacina no início da campanha, agora, pouco mais de 200 pessoas procuram a unidade por dia.

Na capital paranaense cerca de 70% da meta foi cumprida até a última quinta-feira (31). Foram vacinadas 322 mil pessoas e a expectativa é vacinar 463 mil. Mas em alguns casos a procura pela vacina ainda está abaixo do esperado, principalmente em crianças, de seis meses a cinco anos incompletos e mulheres grávidas. Nesses dois públicos, a meta de vacinação ainda não chegou aos 50%.

Por outro lado, os idosos, com 60 anos ou mais, foram os que mais procuraram pela vacinação com mais de 170 mil aplicações feitas, o correspondente a 85% do grupo. "A vida da gente é muito corrida e acabo deixando para depois, mas na nossa idade é necessário", conta a aposentada Vanda Borges Neves que tinha esquecido de se vacinar, mas aproveitou o feriado prolongado para se proteger.

No último levantamento divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), 124 casos de gripe foram confirmados no estado. A capital paranaense é a que mais registrou casos, com 29 confirmações e uma morte.

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba confirmou a segunda prorrogação da Campanha de Vacinação Contra a Gripe. Agora a data limite é o dia 15 de junho.