Procura por vacinas infantis apresenta queda durante a pandemia no Paraná

Redação


A procura por vacinas que compõem o calendário tradicional de imunização caiu no Paraná durante o período de pandemia da covid-19. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), pelo menos 10 vacinas administradas em crianças e adolescentes sofreram redução, entre elas a BCG, que confere proteção contra a tuberculose e a vacina contra a poliomielite.

A redução no índice de vacinação geral, sobretudo em menores de 18 anos, é resultado de uma tendência que atinge o Brasil desde 2015, mas que se acentuou desde o início da pandemia causada pelo novo coronavírus, segundo a Sesa.

Por conta do quadro, o Governo do Estado pretende ampiar a vacinação em geral no Paraná. Um encontro da Sesa nesta semana analisou o panorama da vacinação e criou estratégias de melhoria dos indicadores. O evento, que ocorreu em Curitiba e foi encerrado nesta sexta-feira (5), contou com a presença de coordenadores do Programa de Imunização Estadual das 22 Regionais de Saúde.

Na reunião técnica, os participantes puderam avaliar os indicadores de cada região, repassar o calendário nacional de vacinação e, principalmente, elaborar um plano de ação conjunto para o aumento da cobertura vacinal. Um dos temas discutidos foi a avaliação de registros do banco de dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), que registra individualmente cada pessoa vacinada nas salas de vacina.

Para o secretário estadual Saúde, Beto Preto, o assunto é de extrema importância e o diálogo com as equipes regionais é ponto-chave para o alcance da vacinação. “Esses profissionais são responsáveis pela imunização nos municípios, por isso todo o conteúdo repassado pode fazer a diferença para alcançar nossas metas, que estão abaixo do recomendado pelo Ministério da Saúde”, enfatizou.

A Divisão de Vigilância do Programa Estadual de Imunização (DVVPI) da Secretaria da Saúde segue as diretrizes do PNI, disponibilizando imunobiológicos para todas as faixas etárias, e busca a prevenção, controle e eliminação das doenças imunopreveníveis em todo o Paraná.

No Estado, 1.850 salas de vacinas públicas estão cadastradas, entre Unidades Básicas de Saúde (UBS), Estratégia de Saúde Familiar (ESF), postos, departamentos e centros de Saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

“Sabemos que a prioridade é finalizar a imunização contra a Covid-19, mas pedimos à população que procure as unidades de saúde para atualizar a caderneta de vacinação. Nunca paramos com a aplicação de outras vacinas, seguimos a rotina durante a pandemia para atingir o maior número de paranaenses”, disse a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes.

Calendário Nacional de Vacinação

O plano de vacinação do Ministério da Saúde contempla crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes. Desde o nascer até os 15 meses, são ofertadas 24 vacinas, sendo primeiras doses e dose reforço. Aos 4 anos a criança deve ser imunizada com o segundo reforço da tríplice bacteriana, poliomielite, além das vacinas contra a varicela e a febre amarela. Dos 9 aos 19 são mais seis vacinas.

Adultos e idosos também devem atualizar a caderneta, pois muitas vacinas precisam de reforço nessa faixa etária. Às gestantes são disponibilizadas doses para prevenir doenças como hepatite, tétano, difteria e o vírus da gripe H1N1.

Para ampliar o número de crianças e adolescentes menores de 15 anos com a caderneta atualizada, o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, prorrogou a Campanha Nacional de Multivacinação. A mobilização que terminaria dia 29/10, foi prorrogada para o dia 30 de novembro.

De acordo com dados do Localiza SUS, mais de 3 milhões de doses foram aplicadas desde o início da campanha até o dia 28/10. O imunizante mais aplicado no país foi o da Meningocócica, com 444.491 doses administradas, seguindo da vacina contra a Febre Amarela, com 349.551 doses, e da Pneumocócica, com 322.703 doses aplicadas.

Confira aqui o calendário nacional de vacinação.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="801521" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]