Professora afastada por aula de educação sexual volta ao trabalho no Paraná

Andreza Rossini


A professora que foi afastada por 30 dias após postar fotos da metodologia que usou em uma aula de educação sexual, na Escola Municipal Aníbal Lopes da Silva, em Cascavel, no oeste do Paraná, voltou ao trabalho nesta segunda-feira (3).

De acordo com a Secretaria Municipal da Educação, ela está trabalhando na mesma escola, como professora auxiliar. O processo administrativo referente ao caso continua em andamento na  Corregedoria do Município.

“O Processo Administrativo Disciplinar já foi instaurado. A Comissão Processante já iniciou seus trabalhos de acordo com os ritos estabelecidos pela legislação específica, se comprometendo a exercer suas atribuições pautada nos princípio da legalidade, moralidade, imparcialidade, da ampla defesa e do contraditório, a fim de esclarecer os fatos e aplicar as penalidades legais, caso necessário. Demais informações não podem ser repassadas, em razão do sigilo do processo administrativo. Somente após a elaboração do relatório final, poderemos passar novas informações”, diz a nota da Secretaria. 

A professora publicou fotos de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental manuseando preservativos em objetos que imitam os órgãos sexuais feminino e masculino. A aula seria sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis, reprodução humana e sexualidade.

O caso ganhou repercussão após as imagens serem divulgadas na página “Bolsonaro – Cascavel”. De acordo com a prefeitura do município, o material apresentado à classe, com alunos na faixa etária de 9 e 10 anos, está em desacordo com o currículo da rede pública municipal de ensino de Cascavel.

Segundo a secretaria de educação, o conteúdo está direcionado a um público adolescente, entre 12 e 17 anos.

A professora é concursada para um padrão de 20 horas na rede municipal de Cascavel e atua a 19 anos.  A ocorrência foi levada ao Ministério Público e ao juiz da Vara da Infância e Adolescência. Podem ser aplicadas sanções previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente ou mesmo da esfera criminal.

Previous ArticleNext Article