Geral
Professores completam 72 horas de greve de fome em frente ao Palácio Iguaçu

Professores completam 72 horas de greve de fome em frente ao Palácio Iguaçu

Um grupo de educadores permanece acampado e em regime de greve de fome em frente ao Palácio Iguaçu, no Centro Cívico, em..

Redação - domingo, 22 de novembro de 2020 - 14:34

Um grupo de educadores permanece acampado e em regime de greve de fome em frente ao Palácio Iguaçu, no Centro Cívico, em Curitiba. Eles pedem a revogação do edital de contratação PSS (Processo Seletivo Simplificado), que prevê a aplicação de prova presencial em meio à pandemia do coronavírus.

De acordo com a APP Sindicato, entidade que representa professores e servidores da educação, 24 educadores completaram neste domingo (22) três dias sem comer. Eles estão no local desde as 10h30 da última quinta-feira (19) e são acompanhados por equipes médicas e voluntários que se revezam para auxiliar no que é necessário.

Além da revogação do edital 47 sobre a prova para PSS, a classe também reivindica o pagamento de direitos de carreira que estão congelados e a prorrogação do contrato de 9 mil funcionários.

“As pautas são, principalmente, para evitar o desemprego de quase 30 mil profissionais da educação entre professores e funcionários”, afirma a APP Sindicato.

O governo do Paraná até o momento não indicou que atenderá os pedidos dos educadores.

Na última quarta-feira (18), o prédio administrativo da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) foi ocupado por um grupo de servidores. Os manifestantes deixaram o local no dia seguinte.

O edital do PSS para professores no Paraná foi aberto no dia 11 de novembro. O governo informou que 20 mil candidatos já haviam se inscrito no processo até sexta-feira passada (20).

Ainda segundo o governo estadual, o número de inscritos já é cinco vezes maior que o número mínimo de vagas que prevê o edital (47/2020) da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, de 4 mil professores temporários para 2021.

As inscrições seguem até as 18h desta segunda-feira (23).

A prova está prevista para o dia 13 de dezembro, e estima-se que o PSS pode movimentar um total de 100 mil pessoas.

Compartilhe