
MP pede suspensão da consulta sobre colégios cívico-militares
CBN Curitiba
04 de novembro de 2020, 17:05
Centenas de professores de escolas estaduais realizaram uma manifestação em frente ao Palácio Iguaçu, em Curitiba, na ma..
Jorge de Sousa - 04 de novembro de 2020, 17:32
Centenas de professores de escolas estaduais realizaram uma manifestação em frente ao Palácio Iguaçu, em Curitiba, na manhã desta quarta-feira (4).
Os manifestantes iniciaram o protesto na Praça Tiradentes e seguiram até o Centro Cívico da capital paranaense.
As pautas levantadas pelos professores foram a contratação de funcionários terceirizados para as escolas estaduais, os critérios da Seed (Secretaria Estadual da Educação e do Esporte) para a contratação de profissionais via PSS (Processo Seletivo Simplificado), a implantação dos colégios cívico-militares e o congelamento das promoções.
A APP-Sindicato orientou que todos os participantes do protesto usassem máscaras e levassem álcool gel como medidas de combate à contaminação pela Covid-19.
Após a chegada dos professores no Palácio Iguaçu, o secretário da Educação do Paraná, Renato Feder, recebeu representantes da APP-Sindicato para ouvir as pautas levantadas pelos professores.
Segundo a Seed, Feder pontuou que deseja melhorar as condições de trabalho para os professores estaduais e que um novo concurso público para a contratação de novos profissionais não foi realizada em 2020 devido a pandemia da Covid-19.
Outro tema debatido foi a implantação dos colégios cívico-militares, os quais Feder defendeu que não configuram uma 'militarização' do ensino.
O secretário se prontificou a garantir que os estudantes desses locais possam ter a pluralidade e liberdade de pensamento em sala de aula, independente da presença de militares de reserva no corpo direito das escolas.
LEIA MAIS: MP pede suspensão da consulta sobre colégios cívico-militares