Projeto de lei quer proibir o uso de patinetes nas calçadas de Curitiba

Alexandra Fernandes


Um projeto de lei protocolado na Câmara de Vereadores de Curitiba quer proibir o tráfego de patinetes nas calçadas da capital. A proposta deixa para a Secretaria Municipal de Trânsito a fiscalização e dá prazo de 60 dias para a Prefeitura de Curitiba regulamentar qual será a punição a quem descumprir a regra.

O projeto de lei é do vereador Jairo Marcelino (PSD). Segundo ele a preocupação é com a segurança dos usuários desta modalidade de transporte. “O número de adeptos deste tipo de transporte é cada vez maior na cidade de Curitiba, mas vem aumentando também o número de acidentes causados pelos seus usuários, que não deveriam estar circulando nas calçadas”. Para o vereador, os patinetes interferem no “livre deslocamento de pedestres”.

Esta é a primeira norma sugerindo regras para o uso do patinete elétrico em Curitiba. O projeto ainda precisa passar pelas comissões e o plenário da casa. A expectativa é de que até o final do semestre se tenha um parecer.

A prefeitura tem feito reuniões para definir as regras para o uso de patinetes elétricas. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) define que os municípios devem regularizar o uso dos modais, até porque cada cidade tem características diferenciadas.

 

Previous ArticleNext Article