Projeto paranaense é selecionado para fazer pesquisa na Antártica

Francielly Azevedo


Um projeto do Centro de Estudos do Mar, da Universidade Federal do Paraná, foi selecionado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Programa Antártico Brasileiro (Proantar). Dentre os 114 inscritos no país, apenas 16 foram selecionados para viajar até o continente gelado para colher material para as pesquisas.

O projeto paranaense, batizado de “As múltiplas faces do carbono orgânico e metais no ecossistema subantártico”, terá duração de 48 meses. Neste período, serão feitas três expedições de coleta conforme explica o coordenador César de Castro Martin.

“Dentro desse período estão previstas três operações antárticas. E essas expedições acontecem sempre no verão, porque tem o derretimento do gelo e isso facilita a coleta e atividades na região”, explicou.

Além da UFPR, o grupo terá o apoio da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

De acordo com o professor, a região da Península Antártica é considerada uma das poucas áreas preservadas do planeta. Com as amostras colhidas lá, é possível responder questões sobre mudanças ambientais em escala global.

“Nessas amostras que vamos coletar serão realizadas diversas análises que vão possibilitar entender essa dinâmica das mudanças ambientais”, descreveu.

O pesquisador explica que o gelo agrega organismos, como o carbono, que são responsáveis por captar CO2 da atmosfera e consequentemente reduzir o aquecimento global.

O projeto inicia no próximo mês de dezembro e prevê a participação de pesquisadores em três expedições ao ambiente subantártico no período de 2019 a 2022, para a coleta de amostras de água superficial, material particulado em suspensão e sedimentos de fundo.

Previous ArticleNext Article
Avatar
Jornalista, formada pela Universidade Tuiuti do Paraná. Tem passagens pela TV Educativa, TV Assembleia, TV Transamérica, CATVE, Rádio Iguassu e Folha de Londrina. Atualmente trabalha no Paraná Portal e na Rádio CBN.