Projeto promove desenvolvimento social, cultural e esportivo em Maringá

Pedro Ribeiro

O Projeto “Incentive o Bem” em Maringá, no noroeste do Paraná, lançado hoje, tem objetivo de disponibilizar uma plataforma online que ofereça melhor entendimento sobre o que é destinação fiscal com a possibilidade de abatimento no Imposto de Renda devido pela pessoa jurídica e física.

Nesta plataforma são apresentados os projetos sociais, culturais e esportivos que aptos para receberem tais recursos de destinação, onde os interessados podem contar com o apoio de um conselho para realizar a destinação de forma prática e efetiva e segura.

Nesta plataforma o destinador contará com a segurança de que o valor destinado será empregado em projetos que farão a prestação de conta durante a execução do mesmo. Porque estamos fazendo esse projeto? Dados revelam que a arrecadação para o desenvolvimento dos projetos na região de Maringá tem caído significantemente e isso se dá por diversos motivos dentre eles o fato das empresas não saberem como destinar ou projetos aptos a receberem destinação.

Os novos projetos e os em execução encontram dificuldades em serem realizados. Sabendo que todos, pessoa física e jurídica, que pagam imposto de renda podem contribuir para tais, os envolvidos nessa iniciativa decidiram facilitar o entendimento deste processo por meio de uma plataforma onde é possível apurar o valor que pode ser destinado e abatido do Imposto de Renda devido, mantendo assim esses recursos a disposição dos projetos e contribuindo no desenvolvimento da região de Maringá.


Qualquer pessoa ou empresa pode participar. Apresentar os benefícios Facilidade em saber como destinar de maneira legal. Possibilidade de simular quanto se pode destinar. Disposição de projetos validados por um conselho e critérios. Prestação de conta do recurso destinado e progresso do projeto. Presença de um curador para auxiliar no processo de destinação. Plataforma escalável para outras regiões.

Como contribuir ,

1. Acessar o site (www.incentiveobem.org.br)

2. Simular o valor que pode ser destinado a partir do valor devido de IR. Para pessoa jurídica o contador precisa realizar a prévia do imposto devido. Para pessoas físicas basta informar o valor de IR estimado.

3. Selecionar os projetos que se deseja realizar a destinação. Semelhante a um “carrinho de compras”;

4. Ao final, preencher os dados de identificação e confirmar;

5. Um curador entrará em contato para orientar sobre os projetos passando os procedimentos a serem seguidos; Prazo para contribuir ● PF: mês de abril/cada ano; ● PJ: 31 de dezembro/cada ano; Quem pode ser beneficiado Inicialmente todos os projetos cadastrados e validados pelo conselho da região de Maringá/PR.

Posteriormente poderá ser expandido para demais regiões interessadas que seguirão os processos estabelecidos.

Empresas e instituições idealizadoras do projeto CPCE – Conselho Paranaense de Conscientização Empresarial – FIEP ACIM FUNDACIM SASC Instituto Cultural Ingá – ICI Mentors Tecnologia Cooper Card Instituto Cooper Card Noturna Pré-Lançamento do site Realizado em 12 de novembro 2018 em uma reunião na ACIM junto ao CAD e empresas convidadas.

Post anteriorPróximo post
Pedro Ribeiro
Pedro Ribeiro é jornalista com passagens pela Gazeta do Povo, Folha de Londrina e O Estado do Paraná. Foi pioneiro com a criação do jornal eletrônico Documento Reservado e editor da revista Documento Reservado. Escreveu três livros e atuou em várias assessorias, no governo e na iniciativa privada, e hoje é editor de política do Paraná Portal.