Projeto que libera presença das doulas no parto é protocolado em Cascavel

Mariana Ohde


Foi protocolado nesta semana, na Câmara municipal de Cascavel, o Projeto de Lei nº 56/2016, pelo vereador Professor Paulino (PT), que garante a presença de doulas durante o trabalho de parto e pós-parto nas maternidades, casas de parto e os estabelecimentos hospitalares e congêneres, das redes pública e privada.

O debate em torno de elaboração do projeto de lei aconteceu há alguns meses com o grupo Grupo de Apoio à Gestante e ao Parto Ativo de Cascavel (Gesta).

“Alguns hospitais não permitem o ingresso das doulas, o que obriga a mãe, a gestante escolher entre a presença de um familiar ou de uma facilitadora. O que podemos destacar é que além de contar com a assinatura de todos os vereadores, o projeto foi debatido com as próprias doulas e com a Pastoral Familiar”, afirmou Professor Paulino.

Doulas são pessoas responsáveis por dar suporte físico e emocional às mulheres antes, durante e depois do parto, por meio de tratamentos terapêuticos que incluem a utilização de óleos e essências fitoterápicos, prática de exercícios e massagens, técnicas de relaxamento e respiração. Elas não podem, no entanto, realizar procedimentos exclusivos de profissionais da saúde, como diagnósticos médicos, mesmo se possuírem formação na área.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde reconhecem e incentivam a presença da doulas nos partos, por compreender que elas melhoram a qualidade dos serviços, reduzem os custos, uma vez que diminuem as intervenções médicas, diminuem os casos de depressão pós-parto e aumentam os índices de amamentação.

Em Curitiba

Na capital, a lei municipal 14.824/2016, que autoriza a presença de doulas durante o trabalho de parto, o parto e o pós-parto imediato nas maternidades de Curitiba, deve começar a vigorar em 17 de julho (90 dias após a publicação no Diário Oficial).

(Com informações da Câmara Municipal de Cascavel)

Previous ArticleNext Article
Mariana Ohde
Repórter no Paraná Portal
[post_explorer post_id="366542" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]