
Evidências de acúmulo de gás metano são encontradas na Baía de Paranaguá; entenda
Redação
23 de agosto de 2021, 10:53
O governador da Província de Misiones, Oscar Herrera Ahuad, antecipou o protocolo de reabertura gradativa da Ponte Tancr..
Redação - 23 de agosto de 2021, 11:52
O governador da Província de Misiones, Oscar Herrera Ahuad, antecipou o protocolo de reabertura gradativa da Ponte Tancredo Neves. Apesar da boa notícia, ainda não existe uma data definida para que a população possa atravessar a fronteira da Argentina com o Brasil.
Neste momento, as autoridades estão criando um protocolo para o Duty Free Shop de Porto Iguaçu, que regule o acesso e as compras. Segundo informações das autoridades locais, isso está causando um atraso na preparação de reabertura.
A notícia abre espaço para os comerciantes locais sentirem esperança, já que isso significa o início da recuperação econômica da região. É importante lembrar que a fronteira pela Ponte Tancredo Neves está fechada desde o início da pandemia, em março de 2020.
O governo local prevê, na primeira fase de reabertura, que apenas turistas que estão com reservas em hotéis da região podem frequentar restaurantes, atrações artístistas e comércios.
Leopoldo Lucas, presidente da Iturem (Entidade Municipal de Turismo do Iguaçu), avaliou o protocolo como positivo, já que quem realizar a travessia terá que comprovar a vacinação contra a Covid-19, com pelo menos uma dose, além apresentar um teste negativo para a doença.
“É uma notícia que nos motiva, o destino Iguaçu depende dos fluxos turísticos nacionais, mas também dessa passagem internacional pelo turismo e pelo comércio", explicou Lucas.
Outro ponto que é avaliado pelas autoridades argentinas é a capacidade de atendimento à saúde diante de um possível aumento de casos após a reabertura da fronteira. Por isso, um centro hospitalar está sendo construído na Avenida San Martín, próximo ao centro comercial.
“O hospital modular foi concebido como um centro de teste e observação, não como um centro terapêutico. Pelas características que possui Iguaçu, acrescentamos a possibilidade de ser também um local de rápida internação e recuperação”, explicou Oscar Herrera Ahuad.
Uma cota diária de estrangeiros que poderão entrar em Misiones foi determinada: serão 800 pessoas por dia. Todas devem estar credenciadas em uma rede hoteleira ou redes gastronômicas.
Quem utilizar o transporte interurbano também deverá apresentar teste de Covid negativo e comprovante de vacinação. Além disso, a pessoa que entrar pela Província em trânsito para outra parte do país deve esclarecer a rota e explicar o motivo da viagem.