
Hemepar precisa de doação de plasma de pacientes curados da Covid-19
Redação
24 de novembro de 2020, 12:12
O PSS (Processo Seletivo Simplificado), que prevê a contratação de professores temporários para 2021, terminou ontem (23..
Redação - 24 de novembro de 2020, 16:54
O PSS (Processo Seletivo Simplificado), que prevê a contratação de professores temporários para 2021, terminou ontem (23) e totalizou 47.008 candidatos. A informação foi divulgada hoje pelo Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos), empresa responsável pela aplicação da prova de conhecimentos do PSS desse ano.
O PSS prevê a contratação de pelo menos 4 mil profissionais para lecionar no ano letivo de 2021. Existe grande possibilidade de ampliação das vagas. Os salários podem chegar a até R$ 3.720.
As inscrições foram iniciadas no dia 11 de novembro e a realização da prova objetiva está marcada para o dia 13 de dezembro nas cidades-sede dos NRE (Núbleos Reginais de Educação) que os professores inscritos se candidataram.
As medidas de prevenção contra a covid-19 serão adotadas no dia da avaliação, seguindo protocolo da empresa que organiza a prova e determinações da Secretaria de Estado da Saúde.
Além da prova, que tem caráter classificatório e é composta por questões da área em que o candidato pretende lecionar, outros critérios de seleção são o tempo de serviço e a titulação, que já eram utilizados nos anos anteriores.
Após amplo diálogo com a classe dos professores, foi decidido não utilizar redação e banca como critérios de avaliação. Originalmente, essas duas etapas também comporiam a nota.
“O processo de seleção dos profissionais da nossa rede está sendo aprimorado e, ao mesmo tempo, estamos mantendo a valorização dos profissionais que já contam com uma titulação e experiência, e que compartilham de uma caminhada com a gente”, afirma o secretário estadual da Educação e do Esporte, Renato Feder.
Parte dos profissionais selecionados no Edital PSS vai substituir professores do grupo de risco da Covid-19 que não tenham possibilidade de atuar presencialmente. Porém, o processo seletivo está aberto a todos os profissionais, inclusive aos candidatos do grupo de risco. Segundo a SEED, não será vedada a realização da prova para nenhum candidato.
A classificação do profissional do grupo de risco está garantida e será mantida. O candidato será convocado para as aulas assim que acabar a situação emergencial da pandemia.
Todas as informações podem ser tiradas no site do Cebraspe.