Puma resgatada em Parque Ecológico no Paraná é transferida para zoológico no Ceará

Redação

puma, bigode, resgate, incêndio, transferência, zoológico, pek, parque ecológico klabin, telêmaco borba, bandeirantes

Uma puma fêmea resgatada em um incêndio em Bandeirantes (PR), enquanto ainda filhote, foi transferida para um zoológico na cidade de Canindé (CE). Bigode, como é chamada, não tinha condições de retornar para a natureza.

Após o incêndio, a puma fez todo o processo de recuperação no Parque Ecológico Klabin (PEK), em Telêmaco Borba (PR).

Bigode foi transferida porque, além de não ter condições de voltar à vida livre e já ter recebido todo tratamento necessário para reabilitação, o novo espaço possui um programa de estudo específico para sua espécie.

Essa não é a primeira vez que o Parque Ecológico Klabin realiza transferências como esta. Em 2018, o PEK enviou três antas para a Reserva Ecológica de Guapiaçu (RJ) para reintroduzir a espécie no estado do Rio de Janeiro.

Todas as ações realizadas pelo Parque Ecológico promovem a conservação da biodiversidade, com prioridade para a reabilitação de animais e a conservação de espécies ameaçadas de extinção, além do desenvolvimento de pesquisas científicas, promovendo a reprodução e a reintrodução de espécies ao meio ambiente, que podem ocorrer em parcerias como estas.

“Cada atividade do Parque Ecológico Klabin é pensada para contribuir com o bem-estar de todas as espécies resgatadas. Buscamos tratar e cuidar dos animais da melhor forma possível, viabilizando quando possível a reabilitação deles em seu habitat natural ou até transferi-los para outros locais mais adequados para cada espécie”,  afirma Júlio Nogueira, gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Klabin.

A transferência foi realizada pela GOL Linhas Aéreas com todos os cuidados para evitar traumas ao animal. Todo o trajeto foi monitorado por um veterinário do Parque e Bigode já está instalada em seu novo lar.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="772168" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]