Quinzena de Doação de Sangue incentiva doações em Londrina

Mariana Ohde


Começou nesta quarta-feira (1), na sede do Hemocentro Regional de Londrina, a 2ª Quinzena Municipal de Conscientização à Doação de Sangue. Instituído por meio da Lei Municipal 12.037/2014, o evento tem por objetivo envolver a população no desafio de manter os estoques de sangue abastecidos ao longo do ano.

“Desde o ano passado, quando foi realizada a primeira edição da Quinzena, conseguimos um importante avanço, que foi centralizar as doações no Hemocentro Regional. Até então, 45% das coletas eram realizadas em empresas, igrejas e universidades, entre outros locais”, informa o diretor médico do Hemocentro Regional de Londrina, Fausto Trigo. Segundo o médico, a meta agora é ampliar ainda mais o número de doações. Ele lembra que, para isso, existe a ideia de criar um espaço de coleta na região central da cidade, aumentando a acessibilidade do doador.

O Hemocentro é responsável pelo atendimento dos quatro hospitais públicos de Londrina (hospitais da zona Norte e zona Sul, Universitário e Maternidade Municipal) além de outros 14 instalados na área de abrangência da 17ª Regional de Saúde. Hoje, somente 50% dos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) são atendidos pela unidade de Londrina.

Conscientização

Para o diretor do Hemocentro Regional, a realização da Quinzena Municipal de Conscientização à Doação de Sangue colaborou muito para avanços como a centralização e a maior regularidade das coletas. “Creditamos tudo isto ao envolvimento da população, e este envolvimento deve-se muito à realização da Quinzena, que tem o mérito de relembrar as pessoas sobre a necessidade de doar sangue o ano todo, e não apenas diante de grandes catástrofes”, afirma o médico.

O vereador Tio Douglas (PTB), autor da lei 12.037/2014, lembra que, neste ano, o encerramento da Quinzena será realizado na Câmara Municipal, no próximo dia 14, quando é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Neste dia serão entregues certificados a coordenadores de grupos organizados para a doação regular de sangue.

“Outra novidade deste ano é a participação de alunos do curso de medicina da Universidade Estadual de Londrina (UEL) na divulgação do evento. Também vamos, pelo segundo ano, realizar a blitz educativa no trânsito da cidade, que é de grande importância”, disse o vereador, comemorando a mudança de comportamento dos doadores.

Evento

A 2ª Quinzena Municipal de Conscientização à Doação de Sangue é realizada por meio do Hemocentro Regional de Londrina, integrante do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar). A programação da Quinzena de Conscientização à Doação de Sangue está disponível no site.

Previous ArticleNext Article
Mariana Ohde
Repórter no Paraná Portal