Geral
Raquetes mata-mosquito são distribuídas a moradores em Foz do Iguaçu

Raquetes mata-mosquito são distribuídas a moradores em Foz do Iguaçu

Os kits começaram a ser entregues nesta sexta-feira (24) “como estratégia complementar de combate à dengue”, segundo a assessoria da administração municipal

Ana Flavia Silva - sexta-feira, 24 de março de 2023 - 18:46

Raquetes para matar mosquitos estão sendo distribuídas aos moradores de Foz do Iguaçu, no oeste do estado, pela prefeitura da cidade. Os kits começaram a ser entregues nesta sexta-feira (24) “como estratégia complementar de combate à dengue”, segundo a assessoria da administração municipal. A área leste da cidade foi a primeira a receber o mutirão de limpeza de terrenos, orientações aos moradores e entrega dos materiais, por ser considerada uma das mais atingidas por casos da doença.

Segundo a secretária municipal de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade, Kelyn Trento, o trabalho foi orientado de acordo com informações do Centro de Controle de Zoonoses. “Pelo mapa quente, disponibilizado pelo CCZ, servidores de todas as secretarias participaram para fazer uma limpeza, dar orientações e entregar a raquete. Foi um sucesso”, avalia. “Agora estamos no aguardo de um novo mapa quente para saber para qual região da cidade nós iremos”, complementa.

RAQUETES MATA-MOSQUITO

Segundo a prefeitura, ao receberem as raquetes mata-mosquito, os moradores preencheram um termo de responsabilidade sobre o uso correto do equipamento. São ao todo 1,2 mil raquetes que foram doadas à cidade pela Câmara de Comércio e Assistência Internacional de Paraguai e China. 

Os moradores também foram orientados a manter as calhas dos imóveis limpas, as caixas d’água bem vedadas, escovar as bordas de vasilhas de água e comida de animais, descartar lixos, entulhos e pneus nos locais adequados, tirar água dos pratos de plantas e colocar garrafas vazias de cabeça para baixo, por exemplo. A ação busca evitar que o mosquito aedes aegypti, que é o transmissor da doença, se prolifere. A fêmea usa ambientes com água parada para pôr os ovos.

EPIDEMIA DE DENGUE

Foz do Iguaçu está em estado de emergência por epidemia de dengue desde 27 de fevereiro deste ano. A cidade tem quatro mortes por dengue desde agosto de 2022, quando começou o atual período epidemiológico. A cidade contabiliza quase 17 mil notificações e mais de 1,1 mil casos confirmados da doença.

O prefeito, Chico Brasileiro (PSD) alerta para a crescente dos dados. “Nunca tivemos um número de casos graves de dengue como estamos tendo agora. O Hospital Municipal está lotado, as UPAS estão lotadas e essa semana transferimos pacientes com outras patologias para um hospital privado para abrir 25 leitos de dengue no Municipal”, disse o prefeito.

Novas ações estão programadas para a próxima semana, desta vez com uma força tarefa da fiscalização e limpeza de terrenos baldios.
 

Compartilhe