Ratinho Júnior prevê a construção de mais 10 presídios no PR

Fernando Garcel

Objetivo da construção de novas penitenciárias é tirar presos de delegacias

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD), afirmou que planeja construir mais 10 presídios no Estado. A fala aconteceu durante a apresentação das ações de combate à criminalidade que vai testar em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, o plano de enfrentamento a crimes violentos do Governo Federal.

De acordo com o governador, a atual gestão assumiu a responsabilidade de tirar cerca de 10 mil presos que estão custodiados em delegacias, o que não é responsabilidade de agentes da Polícia Civil que ficam em flagrante desvio de função.

TJ impõe transferência de presos condenados de delegacia para sistema prisional
Após presos ameaçarem motim por surto de sarna, Delegacia de SJP será esvaziada
Delegacias superlotadas da RMC estão prestes a “explodir”, afirma Conselho da Comunidade

“Está sendo planejado pela equipe do [secretário de Segurança Pública] General Carbonell. O Paraná está em fase final de projeto de 10 presídios. Estamos para inaugurar dois presídios nos próximos 90 dias e a ideia é fazer com que as delegacias acabem com esse tipo função e que [policiais] possam ficar dedicados a fazer investigação, que é a missão desses agentes”, explica o governador.

MP vê risco de rebelião e pede retirada de presos da Delegacia Cidadã de Matinhos

Segundo o governador, a verba pública já está em caixa. São cerca de R$ 130 milhões do Ministério da Justiça.

Entre os projetos citados estão a construção da Casa de Custódia de Umuarama, um novo presídio em Piraquara e outro em União da Vitória. “A cidade aceitou essa demanda, [com a construção de um presídio] você leva mais segurança porque aumenta o contingente da Polícia Militar”, explica Ratinho Júnior.

Previous ArticleNext Article