
Câmera flagra mulher em luta com assaltante no Paraná
Iasmim Calixto
03 de dezembro de 2019, 13:06
O reajuste anual das tarifas de pedágio no Paraná será de 3,36%. O aumento vale para cinco das seis concessionárias que ..
Redação - 03 de dezembro de 2019, 17:30
O reajuste anual das tarifas de pedágio no Paraná será de 3,36%. O aumento vale para cinco das seis concessionárias que operam o Anel de Integração do estado. O reajuste foi homologado pela Agepar (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná). Caberá ao DER-PR definir o cronograma.
De acordo com a agência, a homologação do reajuste no pedágio ocorreu durante a reunião ordinária do Conselho Diretor da Agepar. O índice de 3,36% teria sido aprovado após análises técnicas e jurídicas, amparos legal e contratual.
Conforme decisão do conselho, o valor será reajustado nas praças de pedágio das concessionárias Econorte, Viapar, Ecovia, Ecocataratas e Caminhos do Paraná. A Rodonorte usa uma fórmula própria prevista em contrato e reajustará a tarifa do pedágio em 2,92%.
Ainda de acordo com a Agepar, as tarifas podem sofrer alterações devido a acordos de leniência assinados ou em negociação.
O reajuste anual das tarifas de pedágio no Paraná cumpre uma obrigação contratual das rodovias que compõe o Anel de Integração. Paralelamente a isso, as concessionárias discutem junto a Agepar a revisão tarifária que analisa o equilíbrio econômico-financeiro do sistema.
Caberá ao DER-PR (Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná) definir de que forma o reajuste será aplicado aos condutores. Além disso, o órgão deverá determinar como será feita a comunicação e quando o aumento no pedágio chegará às praças.