Recibos de pedágio incluem mensagem sobre acordo com Lava Jato

Quem passar por algumas praças de pedágio no interior do Paraná vai ganhar um recibo com uma mensagem incomum. No topo d..

Estelita Hass Carazzai - Folhapress - 07 de maio de 2019, 20:18

Quem passar por algumas praças de pedágio no interior do Paraná vai ganhar um recibo com uma mensagem incomum. No topo da nota, aparece a frase: “O valor do pedágio foi reduzido em 30% porque recursos provenientes de corrupção foram recuperados pelo Ministério Público Federal e aplicados em benefício do usuário”.

Essa frase está estampada nos tíquetes de sete praças da concessionária Rodonorte, que fez acordo com os procuradores da Operação Lava Jato e admitiu ter cometido atos de corrupção nos contratos. Ela pagou uma multa de 750 milhões de reais. Parte dela foi aplicada na redução das tarifas. A mensagem está inscrita na nota fiscal entregue ao motorista desde o dia 27 de abril, quando a redução entrou em vigor.

A concessionária também instalou outdoors nas proximidades de cada praça para anunciar a medida. Essa publicidade já foi criticada por advogados e alguns usuários, que a interpretaram como uma propaganda extemporânea da Lava Jato.

O Ministério Público argumenta que a medida está prevista no acordo, que foi homologado pela justiça. O documento determinou que a empresa fizesse um pedido público de desculpas, dizendo que a redução era uma forma de reparar os danos da corrupção à sociedade. Para os procuradores, o acordo atende ao interesse público e traz benefícios diretos aos usuários das rodovias paranaenses.