(Foto: Maxi Franzoi/AGIF/Folhapress)

Rede Estadual inicia segundo semestre com 1,7 mil colégios abertos

Nesta quarta-feira (21), os estudantes da rede pública estadual retornam às aulas em todo o Paraná para o início do segu..

Nesta quarta-feira (21), os estudantes da rede pública estadual retornam às aulas em todo o Paraná para o início do segundo semestre. Mais de 1,7 mil colégios abrem total ou parcialmente as portas.

Na Capital, 149 dos 155 colégios receberão os alunos. Em Londrina, por exemplo, todas as 68 escolas estarão abertas, assim como as 32 de Maringá. “Desejamos um excelente retorno aos estudantes e também aos professores, que já passaram os últimos dois dias nas escolas realizando estudos e planejamento para a metade final deste ano”, diz o secretário Renato Feder.

REDE ESTUDUAL DE ENSINO DO PARANÁ INICIA SEGUNDO SEMESTRE

Desde a segunda semana de junho, a Secretaria não faz mais “rodadas de abertura”, mas a reabertura gradual das instituições segue acontecendo em datas acordadas entre escolas e respectivos NREs (Núcleos Regionais de Educação).

As instituições de ensino da rede estadual seguem um protocolo de segurança, garantindo distanciamento de 1,5 metro entre os estudantes, disponibilizando álcool em gel, reforçando a obrigatoriedade do uso de máscara e aferindo a temperatura de alunos e funcionários na entrada do colégio. Distanciamento, uso de máscara e aferição de temperatura também são regras dentro do transporte escolar.

RETORNO PRESENCIAL NÃO É OBRIGATÓRIO

O retorno presencial não é obrigatório. Pais, mães ou responsáveis legais que desejem a volta dos estudantes devem assinar um termo de autorização a ser entregue na instituição de ensino.

Os alunos que optarem por não ir às aulas presencialmente continuarão no ensino remoto via Google Meet e também pelas plataformas digitais do Aula Paraná, na TV aberta e no YouTube, além do kit pedagógico impresso.

ORIENTAÇÕES PARA AULAS

Na página Aulas Seguras 2021, a comunidade escolar encontra importantes orientações sobre o funcionamento das escolas para o ano letivo de 2021, com perguntas e respostas frequentes, uma cartilha com os principais procedimentos de biossegurança, cartazes com dicas para os estudantes e também o termo de compromisso para os pais e responsáveis que desejam o retorno presencial de seus filhos.