Refúgio Biológico Bela Vista recebe casal de onças

Fernando Garcel

O Refúgio Biológico Bela Vista, mantido pela Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, acaba de receber um casal de onças que passará a fazer parte do plantel da unidade de conservação. A fêmea será apresentada à imprensa nesta quinta-feira, às 8h15, no recinto atualmente ocupado pela onça Valente, no Zoológico Roberto Ribas Lange.

A onça fêmea é preta e vem sendo gradativamente introduzida no recinto do Valente, para que os animais se acostumem um com o outro. Valente está com nove anos de idade e a recém-chegada tem três. A esperança dos técnicos do Refúgio é que o novo casal venha a se reproduzir.

Já a onça macho que acaba de chegar também tem três anos, é pintada e não ficará exposta ao público. Passará a residir no Criadouro de Animais Silvestres (Casib) e não poderá ser filmada nesta quinta-feira. As duas onças vieram de um criadouro científico de onças localizado em Mineiros (GO). Ambas vieram da natureza e foram capturadas no Mato Grosso.

Juma

Em janeiro, a onça-pintada Juma, ícone da fauna regional e maior símbolo do Refúgio Biológico Bela Vista morreu devido a uma insuficiência renal severa, provocada por infecção que acometeu os rins. O animal tinha idade estimada em 24 anos e a doença é comum em felinos idosos. Segundo o zoológico, se for comparada a um humano a onça teria mais de cem anos.

Previous ArticleNext Article