Restauração no Belvedere começa nos próximos dias

As obras de restauro e revitalização do Palácio Belvedere, no bairro São Francisco, em Curitiba, deve começar nos próxim..

Redação - 21 de novembro de 2018, 15:31

Foto: Luiz Costa/SMCS
Foto: Luiz Costa/SMCS

As obras de restauro e revitalização do Palácio Belvedere, no bairro São Francisco, em Curitiba, deve começar nos próximos dias.

A ordem de serviço para o início das intervenções no prédio histórico, foi assinada pelo prefeito Rafael Greca (PMN), na tarde de terça-feira (20).

Os investimentos na revitalização virão de recursos do potencial construtivo e ficam em torno de R$ 1.170.000,00. O valor é cerca de 20% mais baixo do que o máximo previsto no edital de licitação lançado em meados de setembro deste ano, de R$ 1.458.287,97.

Os trabalhos fazem parte dos esforços que o município vem fazendo para recuperar a região central (e histórica) da cidade. Serão feitos o restauro interno e externo do edifício conforme as especificações técnicas. “Vamos recuperar a identidade da cidade, aqui vale a herança cultural”, disse o prefeito.

Greca lembrou do incêndio que atingiu o Belvedere às vésperas do Natal do ano passado. “Minha ideia é que no Natal do ano que vem, o prédio já esteja abrigando a Academia Paranaense de Letras (APL) e o café escola do Sesc Paraná”, completou.

De acordo com a secretária do Meio Ambiente, Marilza Oliveira Dias, as obras devem estar concluídas em cerca de oito meses.

História

Tombado pelo Estado, o exemplar arquitetônico desenhado com linhas art nouveau foi construído em 1915, pelo então prefeito Cândido de Abreu, para ser um mirante no ponto mais alto urbanizado da capital.