Restauração no Belvedere começa nos próximos dias

Redação e Assessoria


As obras de restauro e revitalização do Palácio Belvedere, no bairro São Francisco, em Curitiba, deve começar nos próximos dias.

A ordem de serviço para o início das intervenções no prédio histórico, foi assinada pelo prefeito Rafael Greca (PMN), na tarde de terça-feira (20).

Os investimentos na revitalização virão de recursos do potencial construtivo e ficam em torno de R$ 1.170.000,00. O valor é cerca de 20% mais baixo do que o máximo previsto no edital de licitação lançado em meados de setembro deste ano, de R$ 1.458.287,97.

Os trabalhos fazem parte dos esforços que o município vem fazendo para recuperar a região central (e histórica) da cidade. Serão feitos o restauro interno e externo do edifício conforme as especificações técnicas. “Vamos recuperar a identidade da cidade, aqui vale a herança cultural”, disse o prefeito.

Greca lembrou do incêndio que atingiu o Belvedere às vésperas do Natal do ano passado. “Minha ideia é que no Natal do ano que vem, o prédio já esteja abrigando a Academia Paranaense de Letras (APL) e o café escola do Sesc Paraná”, completou.

De acordo com a secretária do Meio Ambiente, Marilza Oliveira Dias, as obras devem estar concluídas em cerca de oito meses.

História

Tombado pelo Estado, o exemplar arquitetônico desenhado com linhas art nouveau foi construído em 1915, pelo então prefeito Cândido de Abreu, para ser um mirante no ponto mais alto urbanizado da capital.

Previous ArticleNext Article