As obras de restauro e revitalização do Palácio Belvedere, no bairro São Francisco, em Curitiba, deve começar nos próximos dias.
A ordem de serviço para o início das intervenções no prédio histórico, foi assinada pelo prefeito Rafael Greca (PMN), na tarde de terça-feira (20).
Os investimentos na revitalização virão de recursos do potencial construtivo e ficam em torno de R$ 1.170.000,00. O valor é cerca de 20% mais baixo do que o máximo previsto no edital de licitação lançado em meados de setembro deste ano, de R$ 1.458.287,97.
Os trabalhos fazem parte dos esforços que o município vem fazendo para recuperar a região central (e histórica) da cidade. Serão feitos o restauro interno e externo do edifício conforme as especificações técnicas. “Vamos recuperar a identidade da cidade, aqui vale a herança cultural”, disse o prefeito.
- Restauro do Belvedere terá recursos do Fundo Municipal do Patrimônio
- Prefeitura lança edital de licitação para restauro do Belvedere
- Incêndio que destruiu prédio histórico pode ter sido criminoso
Greca lembrou do incêndio que atingiu o Belvedere às vésperas do Natal do ano passado. “Minha ideia é que no Natal do ano que vem, o prédio já esteja abrigando a Academia Paranaense de Letras (APL) e o café escola do Sesc Paraná”, completou.
De acordo com a secretária do Meio Ambiente, Marilza Oliveira Dias, as obras devem estar concluídas em cerca de oito meses.
História
Tombado pelo Estado, o exemplar arquitetônico desenhado com linhas art nouveau foi construído em 1915, pelo então prefeito Cândido de Abreu, para ser um mirante no ponto mais alto urbanizado da capital.