Richa recebe dirigentes estaduais do MST nesta quarta-feira

Andreza Rossini


O governador Beto Richa (PSDB) se reúne com os dirigentes estaduais do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), nesta quarta-feira (25), no Palácio do Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro devem ser debatidas as reivindicações dos sem-terra, que realizaram uma série de protestos na última semana após o mandado de reintegração de posse da fazenda Santa Maria, de propriedade de investigados na Operação Lava Jato, em Santa Terezinha do Itaipu, no oeste do estado, que estava ocupada por integrantes do movimento.

De acordo com a assessoria de imprensa do executivo, o encontro também será utilizado para que o governador apresente o plano do trabalho em relação à questão fundiária ao movimento. O Secretário Especial para Assuntos Fundiários, Hamilton Serighelli e o líder do governo na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado Luiz Cláudio Romanelli, também participam do encontro.

MST resiste à reintegração de posse em fazenda de citado na Lava Jato

MST libera BR-277 em Nova Laranjeiras após três dias de protesto

Grupos de sem-terra bloquearam durante três dias a BR-277, em Nova Laranjeiras, em protesto. As praças de pedágio de Arapongas, no norte do Paraná e de Bandeirantes, no sul do estado, também tiveram as cancelas abertas. As manifestações começaram no dia 18 de maio, após a decisão da justiça de conceder a reintegração de posse da fazenda Santa Maria.

A fazenda pertence aos irmãos Licínio de Oliveira Machado Filho, presidente da Etesco, e Sérgio Luiz Cabral de Oliveira Machado, ex-presidente da Transpetro. Segundo o Movimento, a área teria sido ocupada por cerca de 4 mil pessoas porque ambos foram citados nas delações do doleiro Alberto Youssef e do lobista Fernando Moura nas investigações da Operação Lava Jato. No início da ocupação, em março, o administrador das terras, Fernando de Freitas, informou que a invasão era injustificável, uma vez que a propriedade é produtiva e inclui uma reserva particular que faz parte do corredor da Biodiversidade Santa Maria.

Previous ArticleNext Article