Rio Branco do Sul decreta calamidade pública e alerta para risco de deslizamentos de terra

BandNews FM Curitiba


O município de Rio Branco do Sul, na região de Curitiba, decretou situação de calamidade pública na noite desta sexta (31) por causa das chuvas que atingiram a cidade desde ontem (30). As autoridades estão em alerta para o risco de deslizamentos de terra. Depois do temporal de granizo da madrugada de quinta, agora são as encostas que preocupam os moradores.

Segundo o geólogo da prefeitura de Rio Branco do Sul, Rodrigo Arquimedes Faria, 70% da área urbana da cidade está em área de encosta. A Defesa Civil do município está monitorando as áreas de risco de forma preventiva, e retirando as famílias das casas em que há risco real de deslizamentos, segundo o coordenador da Proteção e Defesa Civil, Eduardo Bonfim. Como o solo está muito encharcado, a ideia é evitar acidentes.

“Pela permanência das chuvas, começa a aparecer agora os deslizamentos de terra e as pessoas afetadas. Estamos com cinco residências que vamos ter desapropriar por segurança e uma que vamos ter que interditar por total”, afirma Bonfim.

Na sexta pela manhã, a Rodovia dos Minérios chegou a ficar totalmente bloqueada por causa de um desmoronamento. Bonfim conta que foram cerca de duas horas e meia de trabalho até que a estrada fosse novamente liberada para o tráfego, por volta das oito horas da manhã. Ele alerta para o risco de novos deslizamentos e pede a atenção do motorista.

Quem quiser fazer doações em prol dos moradores de Rio Branco do Sul pode entregá-las diretamente na Secretaria de Assistência Social da cidade, na rua Horacy Santos, 222, no Centro, ou fazê-las por meio da Provopar.

Previous ArticleNext Article
Avatar
em 20 minutos tudo pode mudar