Clima muda no Paraná e risco de temporais aumentam nesta quarta-feira (18)

Mirian Villa

tempo curitiba paraná litoral simepar

De acordo com o Simepar, aumenta o risco de temporais nesta quarta-feira (18) em todo Paraná. Isso acontece devido ao avanço de áreas de instabilidade pelo Estado.

Núcleos de chuva isolados já atuam em municípios do sudoeste e do norte do Paraná e devem chegar em todas as regiões durante a tarde. Enquanto isso, áreas de instabilidade seguem avançando sobre o RS e SC em direção ao Paraná.

Apesar da chuva aparecer no Estado, o calor ainda permanece em todas as regiões. No final de semana, o sol prevalece, deixando de lado os temporais.

Segundo o INMET ((Instituto Nacional de Meteorologia), além das pancadas de chuvas e trovoadas, existe possibilidade de queda da granizo em algumas regiões, principalmente na Capital.

O QUE FAZER EM CASO DE TEMPORAIS?

De acordo com o INMET, não é recomendado se abrigar embaixo de árvores em caso de ventos fortes. Isso porque há risco de queda de galhos e descargas elétricas. Além disso, não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de transmissão.

Se for possível, também é sugerido desligar os aparelhos eletrônicos e o quadro geral de energia.

Por fim, para mais informações sobre o que não fazer durante uma tempestade, fale com a Defesa Civil (telefone no 199) ou Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Previous ArticleNext Article