
Júri de Manvailer é adiado para janeiro após defesa testar positivo para covid
Angelo Sfair
02 de dezembro de 2020, 15:02
A tabela atualizada do rodízio de abastecimento de água em Curitiba e Região Metropolitana foi divulgada pela Sanepar (C..
Redação - 02 de dezembro de 2020, 17:15
A tabela atualizada do rodízio de abastecimento de água em Curitiba e Região Metropolitana foi divulgada pela Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná). Veja a tabela que vale até o dia 12 de dezembro!
De acordo com a Sanepar, apesar das recentes chuvas, o nível médio dos reservatórios que compõem o SAIC (Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana) continua preocupante.
Nesta quarta-feira (2), o nível médio da água é de 31,18%% nos reservatórios. A Barragem do Iraí tem o pior indicador, e opera com apenas 19,93% da capacidade total. Posteriormente, aparecem Barragem Piraquara I (29,32%), Barragem Passaúna (37,92%) e Barragem Piraquara II (49,00%).
De acordo com a Sanepar, caso o nível médio do Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana alcance 25%, o rodízio de água ficará mais duro, deixando a população com intervalo de 48 horas sem água.
Se isso acontecer, serão dois dias com as torneiras secas para cada dia com abastecimento normalizado. A campanha META20 estimula os consumidores a reduzir o consumo de água em, pelo menos, 20%.
No final de novembro, a Sanepar divulgou que os consumidores da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) aumentaram o consumo de água em novembro. O índice da Meta20, atingida em outubro, caiu para 13,48% conforme o levantamento da companhia.
“A previsão ainda é de chuvas abaixo da média até o primeiro trimestre de 2021. Por isso, a colaboração da população é essencial para evitar que um rodízio mais severo seja aplicado”, explica o diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Júlio Gonchorosky.
Por isso, a Sanepar recomenda que moradores de Curitiba região metropolitana usem a água de forma racional e econômica. A prioridade deve ser a higiene e alimentação enquanto as lavagens de carros e calçadas, por exemplo, devem ser feitas com água de reuso.