Com chuvas dos últimos dias, Sanepar descarta intensificar rodízio

CBN Curitiba

água, curitiba, região metropolitana, estiagem, reservatórios, níveis, nível, saic, sanepar, rodízio, racionamento

As chuvas registradas na Grande Curitiba, em maio, incluindo o último fim de semana, podem contribuir para que a Sanepar não endureça o rodízio de água. Os temporais serviram para manter equilibrada a condição das barragens, embora não tenham modificado a situação de emergência hídrica.

Os quatro reservatórios que abastecem a capital estão com 53,81% da capacidade. A Barragem do Iraí continua sendo a mais crítica, com 42,60% da capacidade. Na sequência estão a Barragem do Passaúna (55,63%), Piraquara 1 (64%) e Piraquara 2 (69,86%).

A boa notícia, é que as chuvas registradas em maio, até o último domingo (23), já ultrapassaram a média histórica prevista para o mês. Até então, foram quase 100 mm de chuva, enquanto que a média prevista é de 80 mm. Somente no fim de semana, foram 22 mm.

O diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Julio Gonchorosky, avaliou maio como um mês positivo. “Vamos fechar o mês muito próximo do volume que iniciamos. Do dia 20 até agora (24) nos mantivemos estáveis. Então, quase com a perspectiva de que ‘ganhamos mais um mês’ em relação à crise hídrica”.

Desde 15 de março, a Sanepar tem adotado um modelo de rodízio de abastecimento de água em Curitiba e Região com 60 horas de fornecimento e 36 horas com suspensão. Ou seja, a população tem um dia a mais de distribuição de água, em relação ao formato anterior que era de 36×36, e os bairros passaram a ser divididos em quatro grupos, com cerca de 900 mil pessoas em cada.

A expectativa de Julio Gonchorosky é que, se as chuvas continuarem regulares, não haverá necessidade de modificar a tabela de rodízio. “Ainda temos mais alguns dias, até o final de maio e início de junho, com previsão de chuva, e a expectativa é de que vamos fechar dentro da média. A partir de junho, o Paraná deixa de ser afetado pelo La Niña, e é esperado que tenhamos chuvas dentro da média até o final do inverno”, avaliou.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="765935" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]