Sanepar amplia rodízio de água em Curitiba após reservatórios baterem recorde negativo

Angelo Sfair

rodízio, barragem do iraí, nível dos reservatórios, bairros sem água, curitiba, região metropolitana, estiagem, sanepar

O nível dos reservatórios de água que abastecem Curitiba e região metropolitana atingiu nesta terça-feira (11) o pior índice da história: 28,85%. O cenário fez a Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) endurecer o rodízio, iniciado em março.

As mudanças foram anunciadas nesta tarde. De acordo com a Sanepar, o rodízio de água passará de 24 horas para 36 horas. Ou seja, em vez de um dia de desabastecimento a cada cinco dias, a população ficará um dia e meio sem água e um dia e meio com água.

Consequentemente, o grupo de bairros afetados por cada rodada do racionamento caiu de cinco para três.

De acordo com a Sanepar, endurecer o rodízio de água é a única foram de garantir o abastecimento pelos próximos meses, que ainda devem ser secos. O Paraná passa pela pior estiagem das últimas décadas.

Além de endurecer o racionamento, a Companhia de Saneamento do Paraná lançou nesta terça-feira (11) a Campanha Meta 20, que estimula a população a economizar um quinto do consumo médio.

“Esses 20% equivalem a 100 milímetros de chuva. Com 100 milímetros de chuva ou de economia da população, ganhamos um mês de reservação”, explica o presidente da Sanepar, Claudio Stabile.

Conforme a companhia, a situação mais crítica é da Barragem do Iraí, onde o nível atual é de 10,55%. Posteriormente, aparecem as barragens do Passaúna (32,8%), Piraquara I (17,3%) e Piraquara II (83,3%).

Com a nova tabela, o grupo de pessoas afetadas a cada rodada do rodízio de água passa de 750 mil para 1,2 milhão de pessoas. Caso o nível médio dos reservatórios fique abaixo de 25%, a população poderá ficar 48 horas sem água e 24 horas com abastecimento.

O nível das barragens e as tabelas completas do rodízio de água em Curitiba e região metropolitana pode ser acompanhado por meio do site www.sanepar.com.br.

Previous ArticleNext Article