Rodízio de água em Curitiba é suspenso até segunda-feira

Redação

Chuvas melhoram reservatórios do Sul, mas Centro-Oeste ainda verá seca em outubro

O rodízio no abastecimento de água para Curitiba e municípios da região metropolitana está suspenso até segunda-feira (8). Os bairros afetados pela escala de hoje (3) devem ter o fornecimento normalizado até as 6h de quinta-feira (4). A decisão da Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) é sustentada em dois critérios.

Primeiramente porque o impacto da chuvas registradas nos últimas elevou o nível dos reservatórios do SAIC (Sistema de Abastecimento de Água Integrado de Curitiba) para 53,92%. Além disso a suspensão das atividades não essenciais até o final da semana para conter a disseminação do coronavírus prioriza a permanência da população em casa.

De acordo com o diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, a decisão visa não prejudicar a população neste período mais intenso de restrições. No entanto, a orientação é para que o uso racional e econômico da água seja mantido.

“É, antes de tudo, uma medida que passa pela compreensão do momento agudo, sensível, pelo qual estamos todos vivendo com o agravamento da crise do coronavírus. É uma forma de a Sanepar colaborar para minimizar o impacto dessa situação”, disse ele.

De acordo com a Sanepar, o rodízio deve ser retomado a partir da semana que vem. A crise hídrica não será declarada extinta até que o nível de reservação se mantenha acima dos 60% durante algumas semanas.

Apesar das chuvas dos últimos meses, o Outono inicia no final do mês, e com ele tem início um período mais seco, o que prejudica a manutenção dos índices dos reservatórios.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="748970" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]