Sanepar muda rodízio de água: População de Curitiba e região ganha dia no abastecimento

Redação

água rodízio curitiba região sanepar

A Sanepar, empresta que administra o abastecimento de água, divulgou que o rodízio será alterado na próxima segunda-feira (15). A partir da próxima semana, serão 60 horas de fornecimento e 36 horas de suspensão em Curitiba e Região Metropolitana.

Ou seja, a população ganha um dia a mais de distribuição em relação ao formato atual. Além disso, os bairros de Curitiba e Região Metropolitana serão divididos em quatro grupos, com cerca de 900 mil pessoas em cada.

Vale lembrar que a Sanepar vem recuperando o abastecimento de água graças à evolução do nível nas quatro barragens que compõe o sistema de Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (SAIC), atrelada à economia da população.

Nesta sexta-feira (12), o nível do SAIC chegou a 60,03%, índice que não era registrado desde abril do ano passado.

A Sanepar alerta a população que a manutenção do novo modelo do rodízio de água dependerá do nível dos reservatórios. Hudson José, diretor de Comunicação e Marketing da Companhia, aponta que o modelo de 36×36 (36 horas com água e 36 horas sem) pode voltar a ser adotado.

BAIRROS AFETADOS EM CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA TEM RODÍZIO SUSPENSO ATÉ QUINTA

Os bairros Almirante Tamandaré, Araucária, Campina Grande, Colombo, Curitiba, Pinhais, Piraquara e Quatro Barras que  foram afetados pelo despejo irregular de resíduos sólidos no sistema Iraí na semana passada ficam sem rodízio, com abastecimento integral, até quinta-feira (18).

Nas regiões com sistemas isolados, como as áreas abastecidas pelos poços do Aquífero Karst e pelo Rio Barigui, em Colombo e Almirante Tamandaré, o rodízio permanece no modelo de 36 horas com água e 36 horas sem água. A alteração do rodízio só ocorrerá na área do SAIC.

HISTÓRICO DO RODÍZIO DE ÁGUA NA PANDEMIA

Relembre como tem sido o rodízio em Curitiba e Região Metropolitana durante a pandemia de covid-19:

  • 17/03/2020 – parcial: Região Sul de Curitiba, Fazenda Rio Grande, parte de São José dos Pinhais. Em abril foram incorporados outros bairros de Curitiba.
  • 18/05/2020 – modelo 4×1: quatro dias com água/um sem água. Ampliado para toda Curitiba e 11 cidades da RMC. Cinco grupos de bairros alternados.
  • 14/08/2020 – modelo 36×36: um dia e meio com/um dia e meio sem. Três grupos de bairros alternados.
  • 15/03/2021 – modelo 60×36. Dois dias e meio com água /um dia e meio sem água. Área compreendida permanece a mesma do anterior. Quatro grupos de bairros alternados.

Confira a tabela do novo sistema de rodízio AQUI.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="750887" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]