Rodízio de água mais rígido começa nesta sexta-feira (14) em Curitiba e Região

Redação

sanepar, crise hídrica, estiagem, falta de água, curitiba, região metropolitana, paraná, água, rodízio, tabela

O rodízio de água mais rígido em Curitiba e Região Metropolitana começa nesta sexta-feira (14). Além de ampliar o número de bairros, a Sanepar diminuiu o intervalo entre a suspensão e a retomada do abastecimento.

De acordo com a companhia, endurecer o rodízio de água é a única foram de garantir o abastecimento pelos próximos meses, que ainda devem ser secos, já que o Paraná passa pela pior estiagem das últimas décadas. Todos os dias, 1,2 milhão de pessoas devem ser afetadas com o desabastecimento em Curitiba e Região Metropolitana.

A partir de hoje, o rodízio de água passará de 24 horas para 36 horas. Ou seja, em vez de um dia de desabastecimento a cada cinco dias, a população ficará um dia e meio sem água e um dia e meio com água.

Ainda segundo a Sanepar, apesar da chuva que caiu nesta quinta-feira (13), o nível geral das barragens estava em 28%. Caso o nível médio dos reservatórios fique abaixo de 25%, a população poderá ficar 48 horas sem água e 24 horas com abastecimento.

Para evitar a ampliação no desabastecimento, a Sanepar recomenda aos usuários que reaproveitem a água da lavagem de roupas para a jardinagem, limpeza de calçadas e também na descarga do vaso sanitário.

Da mesma forma o uso consciente da água no chuveiro, na lavagem de louças, na escovação de dentes e também no ato de fazer a barba também são recomendados.

Previous ArticleNext Article