Sanepar registra recorde de consumo de água devido a altas temperaturas

Redação

Sanepar registra recorde de consumo de água devido a altas temperaturas

A Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) apontou que diversas cidades do estado registraram recorde no consumo de água devido as altas temperaturas do último fim de semana.

Um dos exemplos foi Londrina, no Norte do Paraná. A cidade registrou consumo de 250 milhões de litros de água no último sábado (3), sendo que o maior volume no município havia sido notado em 2017, quando 235 milhões de litros foram consumidos.

Esse consumo é 17% superior ao registrado pela Sanepar nos dias de verão em Londrina.

Já em Maringá, no Noroeste do Paraná, o consumo de água foi 20% superior a média normal de 86,4 milhões de litros/dia. Ao todo foram produzidos 103 milhões de litros somente na última sexta-feira (2).

Também foram registradas altas no consumo de água em Apucarana (15%), Cascavel (15%), Francisco Beltrão (12%), Umuarama (18%), Toledo (16%) e Cafelândia (20%).

Apucarana, Francisco Beltrão e Toledo chegaram a apresentar problemas no abastecimento de água durante o último fim de semana devido à quedas na vazão de rios e poços das regiões Oeste, Noroeste e Norte do Paraná.

Mesma situação foi registrada nos municípios de Mauá da Serra, Faxinal, Lunardelli, Jandaia do Sul, Cambira, Califórnia, Santa Mariana, Ibaiti, Florestópolis, Bela Vista do Paraíso, Arapongas, Rolândia, Centenário do Sul, Sabáudia, Astorga, Floraí, Paiçandu, Floresta, Ivatuba, Paranavaí, Itapejara, São Jorge do Oeste, Marmeleiro, Palotina, Marilena e Pinhão.

“Estamos batendo todos os recordes de produção, com as estações operando 24 horas por dia. Em muitos lugares, a estiagem já reduziu a vazão de rios e poços. A previsão meteorológica indica que teremos uma primavera com chuvas abaixo da média, como vem ocorrendo desde 2019. Será necessária muita consciência no uso da água em todo o Estado”, explicou o diretor de Operações da Sanepar, Sergio Wippel.

LEIA MAIS: Previsão do tempo aponta para calor e temperaturas acima dos 30ºC em Curitiba

Previous ArticleNext Article