
Febre amarela: morte de macaco confirma circulação do vírus no Paraná
Redação
23 de outubro de 2019, 18:49
A Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) informou os acionistas da empresa que a água vai ficar mais cara no Paraná..
Angelo Sfair - 23 de outubro de 2019, 19:30
A Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) informou os acionistas da empresa que a água vai ficar mais cara no Paraná. A empresa vai aplicar um reajuste adicional de 3,76% na tarifa de água e esgoto. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (23), após o TCE-PR (Tribunal de Contas do Paraná) derrubar uma medida cautelar que impedia o aumento.
Os 3,76% adicionais somam-se aos 8,37% reajustados em abril, totalizando um aumento de 12,13% em 2019. O índice é quase quatro vezes superior a inflação estimada para este ano, calculada em 4,25% pelo Banco Central. O IPCA calculado nos últimos 12 meses é ainda menor: 3,43%.
De acordo com a Sanepar, o reajuste para 2019 foi fixado pela AGEPAR (Agência Reguladora do Paraná).
+ TCE pode suspender reajuste da conta de água e esgoto e classifica aumento como “aberração”
Procurada pelo Paraná Portal, a Sanepar se limitou a informar, em nota, que "tomou a medida procedimental devida, no momento, que é comunicar o fato ao mercado (Comissão de Valores Mobiliários - CVM)".
Questionada sobre a eventual aplicação do reajuste e quando, deve fato, o aumento chega às contas de água e esgoto, a Companhia não respondeu.