Água de Curitiba e região foi contaminada com detergente, diz Sanepar

Redação

água contaminada curitiba região sanepar detergente

A Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) investiga a possibilidade de sabotagem na contaminação que deixou quase um milhão de pessoas sem abastecimento de água em Curitiba e São José dos Pinhais, na região metropolitana, nesta terça-feira. De acordo com a companhia, a teoria não é descartada após a confirmação que um tipo de detergente foi a causa da queda da qualidade da água.

O episódio é analisado com ajuda do Instituto Água e Terra, órgão de gestão e fiscalização ambiental do Paraná. Caso alguém seja identificado como responsável, a pessoa deverá ser processada criminalmente.

A água contaminada foi identificada no Canal da Água Limpa, no Rio Iguaçu, ainda na segunda-feira, o que levou à suspensão emergencial da captação naquela noite. O abastecimento foi interrompido pela Sanepar em 54 bairros de Curitiba e São José dos Pinhais, região que é abastecida pelo Canal, e afetou cerca de 900 mil moradores. Além disso, o resto da população ficou em estado de alerta.

Diante da contaminação, a captação da água foi suspensa emergencialmente na noite de segunda-feira e retomada ontem (15) à tarde, após a normalização da qualidade de água. Os reservatórios voltaram a ser abastecidos pelo Rio Iguaçu e a situação dos moradores da Grande Curitiba foi normalizada na manhã desta quarta-feira. Contudo, a Sanepar alertou que o bairro Portão ainda pode enfrentar alguns problemas pontuais.

BAIRROS QUE FICARAM SEM ÁGUA EM CURITIBA E SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

Segundo a tabela do rodízio, os 54 bairros afetados pela suspensão do abastecimento ficariam sem água hoje. Contudo, a Sanepar optou em suspender o revezamento hoje e retomar o calendário nesta sexta-feira (18) devido à contaminação.

Curitiba: Água Verde, Guaíra, Parolin, Prado Velho, Rebouças, Fanny, Boqueirão, Capão Raso, CIC, Fanny, Fazendinha, Hauer, Lindóia, Novo Mundo, Pinheirinho, Portão, Santa Quitéria, Seminário, Vila Izabel, Xaxim, Fazendinha, Cabral, Juvevê, Hugo Lange, Alto da Glória, Centro, Centro Cívico, Jardim Social, Bacacheri, Alto da XV, Batel, Cajuru, Uberaba, Bigorrilho, Campo Siqueira, Vila Izabel, Barrerinha, Ahú, Boa Vista, São Lourenço, Abranches, Bom Retiro, Mercês, Pilarzinho, São Francisco, São Lourenço, Vista Alegre, Cascatinha e São João.

São José dos Pinhais: Guatupê, Jardim Ipê, Cidade Jardim, Jardim Cristal, Ipê e Academia.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="734686" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]