Sanepar diz que dejetos interromperam captação na ETA Iraí

CBN Curitiba

sanepar, eta. estação de tratamento, iraí

A Sanepar informou que, nesta sexta-feira (18), precisou interromper a produção de água da Estação de Tratamento Iraí devido à alta turbidez do Rio Piraquara causada por lançamento irregular de rejeitos de extração de areia. A turbidez ameaça também a produção de água da Estação de Tratamento Iguaçu.

Segundo a Sanepar, foi oficializada denúncia ao IAT (Instituto Água e Terra). A Companhia já havia anteriormente feito denúncia do lançamento irregular de rejeitos que tem sido recorrente no Rio Piraquara. Nas outras situações, a ocorrência foi de curta duração e não afetou a qualidade da água do rio.

Nesta sexta-feira, no entanto, foi necessário parar a ETA Iraí, afetando o abastecimento de 24 bairros de Curitiba, Colombo e Pinhais. A previsão é que o abastecimento seja normalizado no início da tarde de sábado. Esse fator pode comprometer o retorno do fornecimento de água do rodízio de algumas regiões.

A Sanepar mantém monitoramento da água que chega à ETA Iguaçu para avaliar se será necessário parar também essa produção.

BAIRROS AFETADOS COM ALTA TURBIDEZ NA ETA IRAÍ:

CURITIBA – Santa Cândida e Atuba.
COLOMBO – Guarani, Rio Pequeno, Rio Verde, Campo Pequeno, Alto da Cruz, Mauá, Guaraituba, Palmital, Vila Zumbi e Maracanã.
PINHAIS – Pinhais: Alto Atuba 1 e 2, Emiliano Perneta 1, Centro 1 e 2, Palmital 1 e 2, Rural, Estância Pinhais 1 e 2, Weissópolis 1 e Vila Amélia 2

Previous ArticleNext Article