Sanepar fará rodízio de água em mais nove municípios do Paraná

Redação

Sanepar fará rodízio de água em mais nove municípios do Paraná

A Sanepar irá iniciar na próxima segunda-feira (30), rodízio de água em nove municípios das Regiões Oeste e Sudoeste do Paraná devido a redução na vazão nos mananciais de abastecimento dessas cidades.

Serão afetadas por esse rodízio as cidades de Capanema, Cascavel, Dois Vizinhos, Medianeira, Nova Prata do Iguaçu, Planalto, Pranchita, Salgado Filho e Três Barras do Paraná.

Segundo dados do Monitor da Seca, 62% do Paraná está afetado pela seca e a previsão é que as chuvas até o fim de ano caíam em volume pequeno, não resolvendo dessa forma o déficit hídrico nessas regiões.

Exemplos são o Rio Tamanduá que praticamente secou em Salgado Filho e o Rio Trigolândia teve queda de vazão de 90% no volume em Três Barras do Paraná.

Ainda não foi divulgada pela Sanepar a programação do rodízio de água nesses municípios, mas como comparação, na Região Metropolitana de Curitiba é adotada um modelo de 36 horas de paralização seguidas de 36 horas de abastecimento.

“Esse é o momento de todos darem sua parcela de contribuição e ajudarem as cidades a passarem por essa crise hídrica com o menor impacto possível no abastecimento”, explicou a gerente-geral Sudoeste da Sanepar, Rita Camana.

LEIA MAIS: Deputado solicita cancelamento do reajuste na conta de água e esgoto da Sanepar

Previous ArticleNext Article