Sanepar suspende obras que afetariam abastecimento em Curitiba e região

Obras teriam início nesta segunda-feira, e iriam afetar 170 mil moradores de Curitiba, Araucária, Campo Largo, Almirante Tamandaré e Campo Largo.

Redação - 25 de abril de 2022, 11:03

Divulgação/Sanepar
Divulgação/Sanepar

A Sanepar suspendeu as obras na Estação de Tratamento de Água Passaúna, que iriam afetar o abastecimento de água para 170 mil pessoas em Curitiba e região metropolitana nesta semana.

Conforme o cronograma divulgado anteriormente pela companhia, as obras teriam início nesta segunda-feira (25). Além da Capital, o serviço iria afetar ainda as cidades de Araucária, Campo Largo, Almirante Tamandaré e Campo Largo.

A Sanepar informou que está fazendo uma avaliação técnica para definir o novo cronograma, mas não divulgou uma nova data para o serviço.

A ETA Passaúna produz cerca de 2 mil litros por segundo. As obras que serão executadas estão no planejamento da empresa para manutenção da quantidade e da qualidade da água produzida na estação.

Além da melhoria da estrutura da Estação, também está sendo feita a reforma do prédio administrativo, que contempla a reestruturação do laboratório de análises da água.

A conclusão das obras está prevista para meados de 2023. De dezembro até agora, foram feitas a pintura do reservatório elevado, das caixas dos macromedidores e das válvulas de manobras; a inspeção interna de todos os decantadores da ETA para levantamento de medidas visando a substituição total das lonas; a construção de abrigos externos para equipamentos de tratamento; e a recuperação de estruturas de concreto, reparos e injeção de gel impermeabilizante da parte externa dos módulos de tratamento, acesso e iluminação.