Sanepar suspende venda de caminhões-pipa em Curitiba

Joyce Carvalho - CBN Curitiba


A Sanepar anunciou a suspensão do fornecimento de água potável para empresas de caminhões-pipa que fazem atendimento a residências e condomínios. A medida foi anunciada nesta quarta-feira (9).

Segundo a companhia, a prioridade no atendimento com caminhões-pipa está direcionada a hospitais, clínicas médicas, escolas, postos de saúde, asilos e indústria, com o objetivo de garantir água potável para setores mais vulneráveis em meio à crise hídrica.

A companhia optou por suspender o serviço de caminhões-pipa para residências e condomínios após observar um aumento na procura por esse tipo de atendimento nos últimos meses. A Sanepar está acompanhando a evolução deste mercado há três meses.

Para a Sanepar, esta é uma tentativa de burlar o rodízio implantado no abastecimento de Curitiba e Região Metropolitana. O caminhão-pipa, que sempre foi usado em situações de emergência, estava sendo contratado de forma rotineira.

AUMENTO DE 600% NA DEMANDA DE CAMINHÕES-PIPA

A Sanepar informou que, em 2020, forneceu mais de 111,5 milhões de litros de água para as empresas que operam caminhões-pipa. Desde o início do ano, o aumento foi de 600%. Somente no mês de setembro foram 1.019 solicitações.

“O caminhão-pipa que deveria ser utilizado para atender emergência tornou-se rotina,” destaca o diretor de Meio Ambiente e Ação Social, Júlio Gonchorosky.

A companhia também alerta para que as pessoas observem a contratação desse serviço, pois a água pode ser armazenada de forma inadequada ou ter origem de fontes sem controle de qualidade.

O rodízio no abastecimento de água está mantido em Curitiba e região, mesmo com as chuvas do final de novembro e início de dezembro. De acordo com a Sanepar, elas não foram suficientes para interrompê-lo.

Ontem, o nível médio das barragens que abastecem a capital paranaense e municípios da Região Metropolitana estava em 34,74%. A Sanepar reforça a necessidade de a população continuar economizando água.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="733625" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]