São José dos Pinhais fecha comércio aos finais de semana e promete “tolerância zero”

Cleverson Bravo - BandNews FM Curitiba

coronavirus

Em novo decreto, todos os estabelecimentos comerciais ou de atividades não essenciais estão com o funcionamento proibido aos sábados e domingos, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. A normativa entra em vigor nesta quarta-feira (24) e tem validade de duas semanas.

A Prefeitura de São José dos Pinhais reforça que a normativa municipal segue o estabelecido com as demais cidades da Região Metropolitana de Curitiba e as diretrizes dos Decretos Estaduais, publicados na sexta-feira (19).

O procurador Áriston Ghidin afirma que medidas mais drásticas de restrição podem ser implantadas caso não haja reversão da curva de contágio.

“O que existe hoje é o relaxamento social e esse decreto vem no sentido de mostrar a população essas primeiras medidas de restrição. Poderemos implantar novas restrições se nós continuarmos a relaxar com todas as medidas que hoje temos de afastamento social”, disse Ghidin.

NOVO DECRETO DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS PROÍBE ACESSO DE MENORES DE 12 ANOS NO COMÉRCIO

Agora, o comércio de São José dos Pinhais pode receber os clientes de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. No entanto, as atividades devem permanecer fechadas aos sábados e domingos. Para shopping center, o horário de funcionamento deve ser do meio-dia às 20h, de segunda a sexta-feira.

Restaurantes, pizzarias e lanchonetes poderão funcionar durante a semana até às dez da noite, em São José dos Pinhais. Aos sábados e domingos, o atendimento deve ser restrito a drive thru ou delivery.

Outras atividades como, por exemplo, feiras livres, salões e barbearias, também não vão poder funcionar aos sábados e domingos. A Prefeitura ainda vai restringir a venda e o consumo de bebidas alcoólicas em local público, após as dez da noite.

Acesso de menores de 12 anos ao comércio em geral está proibido, além de responsabilizar criminalmente quem for flagrado soltando pipa em São José dos Pinhais.

O novo decreto não estabelece alterações para o que já estava em vigor a respeito das atividades religiosas em São José dos Pinhais. Os cultos não podem receber mais do que 15% da capacidade do espaço e devem manter distanciamento mínimo de um metro e meio entre os fiéis.

CASOS DA COVID-19 NA CIDADE

A Secretaria de Saúde afirmou que nesta terça-feira (23) eram 499 casos confirmados no município e 21 mortes. Outras 225 ocorrências são consideradas suspeitas.

A secretária de saúde de São José dos Pinhais, Débora Chemin, relata que profissionais da pasta têm sido hostilizados na abordagem à moradores.

“Profissionais da saúde foram hostilizados e xingados pelas pessoas que estavam sem máscara e o enfermeiro oferecer uma máscara de proteção. É triste porque as pessoas não tem responsabilidade com a vida”, alarmou Chemim.

Previous ArticleNext Article