Sarampo foi registrado em 1,1 mil pacientes no Paraná desde agosto de 2019

Com mais 35 casos confirmados desde a última semana, o sarampo já contaminou 1.116 pacientes em todo Paraná desde agosto..

Jorge de Sousa - 14 de maio de 2020, 17:18

Foto: iStock
Foto: iStock

Com mais 35 casos confirmados desde a última semana, o sarampo já contaminou 1.116 pacientes em todo Paraná desde agosto de 2019.

Os números foram divulgados nesta quinta-feira (14) pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) em seu boletim semanal sobre o sarampo.

A Sesa ainda aponta que os 35 casos confirmados nesse boletim não foram registrados nos últimos sete dias, mas sim em exames coletados a mais de três semanas.

Ainda são investigados mais 1.681 exames da doença, sendo que 608 amostras já foram descartadas pela secretaria.

A Região Metropolitana de Curitiba registra 91,2% de todos os casos de sarampo do Paraná, sendo que somente a capital paranaense apresenta 687 ocorrências da doença.

VACINA CONTRA SARAMPO DISPONÍVEL EM TODO ESTADO

A única forma de se resguardar contra o sarampo é por meio da imunização contra essa doença. Organizada pelo Ministério da Saúde, a campanha nacional de vacinação começou no mês de fevereiro e atualmente está focada na faixa etária de 20 a 49 anos.

“Seguimos com ações de bloqueio e de prevenção do sarampo, principalmente na região Metropolitana de Curitiba, que concentra maior número de ocorrências. O surto da doença ainda existe no Paraná", explicou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

O sarampo é uma doença contagiosa, sendo que é possível que uma pessoa transmita para outros 18 indivíduos por meio da tosse, espirro, fala e ao respirar.