Sarampo no Paraná: 1ª fase da campanha de vacinação termina hoje (13)

Redação

sarampo, curitiba, paraná, casos, boletim, casos confirmados, casos investigados

A primeira fase da campanha de vacinação contra o sarampo no Paraná termina nesta sexta-feira (13). Segundo dados divulgados pela Sesa (Secretaria da Saúde do Estado), no último dia cinco, Curitiba concentra 90%  dos casos de doença do Estado.

As doses da vacina contra o Sarampo podem ser tomadas nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) de todo Paraná. A orientação é levar carteirinha e um documento com foto. Nesta primeira fase, a campanha tem como público-alvo crianças, adolescentes e jovens, de até 19 anos.

NÚMERO DE CASOS DE SARAMPO NO PARANÁ É PREOCUPANTE

De acordo com boletim divulgado no dia 5 de março, o número de casos de Sarampo confirmados no Paraná é de 891, 16 a mais do que o último levantamento feito, no dia 19 de fevereiro. Dentro desse número, Curitiba e Região Metropolitana se destacam com 90,35% dos casos confirmados. Ou seja, são 805 pacientes com a doença na capital.

Em relação à faixa etária, os dados mostram que 468 pessoas têm entre 20 e 29 anos, classificados pela Sesa como ‘jovens adultos’.

Curitiba concentra os casos de sarampo no Paraná (Reprodução/Sesa)

SINTOMAS DO SARAMPO

Conforme a Sesa, o sarampo é uma doença infecciosa, altamente contagiosa e pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. Transmitido por meio da fala, tosse, espirro e respiração, o sarampo pode levar a complicações como meningite e pneumonia.

De acordo com as autoridades da saúde, os sintomas mais comuns incluem febre alta e tosse. Além disso, o sarampo se manifesta por meio de coriza, conjuntivite e manchas avermelhadas na pele (que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo).

Outros sintomas possíveis são cefaleia (dor de cabeça), indisposição e diarreia também podem ocorrer.

Previous ArticleNext Article