Secretaria de Saúde emite alerta aos municípios sobre a febre amarela

BandNews FM Curitiba

Foto: Venilton Küchler/SESA/Arquivo ANPr

A Secretaria de Estado da Saúde emitiu alerta aos municípios paranaenses sobre a febre amarela. A orientação é que cada região procure medidas para evitar o aparecimento da doença.

Em Castro, nos Campos Gerais, por exemplo, os agentes de saúde fazem mutirões em vários bairros para conferir as carteiras de vacinação dos moradores e identificar quem precisa ser imunizado. A medida preventiva começou na semana passada na região.

De acordo com a chefe do Centro de Vigilância Ambiental, Ivana Delmonte, o Vale do Ribeira é a região mais preocupante no momento.

“O alerta foi justamente para o Vale do Ribeira, que pega municípios mais próximos de São Paulo. Nós já fizemos um alerta seletivo para vacinação de pessoas que moram ou transitam por área rural, seja por turismo, trabalho, pescaria… nós fizemos um alerta para essas pessoas principalmente em regiões de divisa, principalmente com o estado de São Paulo, o oeste do Paraná e também na região do Vale do Iguaçu”, afirmou.

Até o momento, foram 108 casos notificados de febre amarela no Paraná; a maioria foi descartada.

A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por mosquitos em áreas urbanas ou silvestres. A principal recomendação é tomar a vacina.

Previous ArticleNext Article
em 20 minutos tudo pode mudar
[post_explorer post_id="516341" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]