Secretária da Saúde fala com Mandetta e deixa em aberto lockdown em Curitiba

Redação

Secretária da Saúde fala com Mandetta e deixa em aberto lockdown em Curitiba

No dia em que Curitiba bateu seu recorde de casos e mortes diárias pelo novo coronavírus (Covid-19), a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, deixou em aberto a possibilidade de adotar o regime de lockdown na cidade.

“Estamos acompanhando diariamente. Se a população nos ajudar, vamos conseguir segurar o lockdown. Nesse momento, tudo é possível. Pode haver lockdown em Curitiba”, explicou Huçulak em entrevista à RPC.

Nesta terça-feira (16), Curitiba registrou 510 casos e seis mortes pelo novo coronavírus, com 68 pessoas internadas em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) dos hospitais municipais.

Por esses números, Huçulak admitiu que a Prefeitura de Curitiba irá novamente conversar com as academias sobre o funcionamento desses empreendimentos.

“O decreto não vai ser modificado. Nós ouvimos as demandas das academias, mas em razão do crescimento dos quadros, vamos ter que refazer as conversas e talvez ter atitudes até mais restritivas. Precisamos baixar a movimentação na cidade”, continuou a secretária.

SECRETÁRIA FALA COM MANDETTA QUE VÊ FOCO NO SUL

Huçulak também afirmou que conversou com o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, sobre o coronavírus e que Mandetta vê a Região Sul do Brasil sob foco da incidência do coronavírus no país.

“Ele falou que entramos em uma espiral ascendente. Chegou para o Sul e que nos preparemos porque o baque vai ser grande. A pressão no sistema de Saúde vai ser grande por 75 dias”, explicou a secretária.

Desde 28 de maio os números do coronavírus estão em uma curva ascendente em Curitiba. A média de casos diários saltou de 14 para 67 (378% de alta) e de mortes passou de um óbito por dia para cinco a cada 48 horas.

Dessa forma, a taxa de ocupação nos leitos de UTI no SUS (Sistema Único de Saúde) está em 85%, alta de 75% em 24 horas e o maior patamar desde o início da pandemia em 11 de março.

Previous ArticleNext Article
[post_explorer post_id="704365" target="#post-wrapper" type="infinite" loader="standard" scroll_distance="0" taxonomy="category" transition="fade:350" scroll="false:0:0"]