Educação investiga vazamento da Prova Paraná; exame foi mantido

A Seed afirma que o vazamento não coloca os resultados em risco, por não ser uma prova de desempenho e não valer nota para disciplinas curriculares.

Larissa Biscaia - BandNews FM Curitiba - 05 de maio de 2022, 10:28

Foto: José Fernando Ogura/AEN
Foto: José Fernando Ogura/AEN

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed) investiga o vazamento de um dos modelos da Prova Paraná. A avaliação, que teve a primeira etapa aplicada nesta quarta-feira (4), busca diagnosticar o nível do ensino na volta da pandemia. Segundo a Secretaria, o teste não será anulado em nenhum colégio e a segunda fase acontece nesta quinta-feira (5). As informações são da Bandnews Curitiba.

Esta foi a primeira vez em que o formato presencial foi realizado, desde 2020. O exame avalia todas as disciplinas e é aplicado em cada escola, durante o horário de aula. Quando a prova foi anunciada, o diretor de Educação da secretaria, Roni Miranda, explicou que os resultados serviriam de planejamento para os professores das redes estadual e municipal.

"Importante destacar que a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, em regime de cooperação com os municípios do estado, vai também fornecer essa prova e a aplicação dela à rede municipal do Paraná. Os 392 municípios que aderiram vão aplicar a Prova Paraná. Então esse resultado também vai servir para as redes municipais realizar seus planejamentos. Isso é importante para os professores, observar as habilidades, competências e conteúdos que os estudantes não se apropriaram no primeiro trimestre", disse.

Por meio de nota, a Secretaria afirma que o vazamento não coloca os resultados em risco, por não ser uma prova de desempenho e não valer nota para disciplinas curriculares.

Outras duas etapas do nivelamento acontecem ao longo do ano, após cada trimestre letivo. A prova é destinada a todos os alunos da rede estadual, do sexto ano do fundamental ao terceiro ano do ensino médio. A estimativa é de cerca de um milhão de estudantes participantes.