Segunda etapa do Enem é realizada neste domingo

Mariana Ohde e Assessoria


O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi realizado neste domingo (11). Os portões foram abertos às 12h e fechados às 13h. As provas terminaram às 18h30.

No Paraná, cerca de 176,5 mil pessoas realizaram o exame. O Paraná ficou em 9º lugar quanto ao número de participantes no primeiro dia de provas, atrás de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Sul.

Cerca de 4,1 milhões de pessoas fizeram a primeira prova, no dia 4 de novembro.

Dos inscritos no Paraná, 74,4% fizeram as primeiras provas do exame, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação responsável pelo Enem.

Para este ano, 5,5 milhões de pessoas se inscreveram no Brasil todo, 237.342 delas no Paraná.

Provas

Foram cinco horas para responder 45 perguntas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia) e 45 perguntas de Matemática e suas Tecnologias. Todas as questões são de múltipla escolha.

O resultado do Enem é utilizado em programas federais de acesso ao ensino superior, como o Sistema de Seleção Unificado (Sisu) para instituições públicas, o Programa Universidade para Todos (Prouni) de bolsas para instituições particulares e o Programa de Financiamento Estudantil (Fies), também para particulares.

Os gabaritos e cadernos de questões serão divulgados em 14 de novembro e o resultado oficial em 18 de janeiro.

Previous ArticleNext Article
Mariana Ohde
Repórter no Paraná Portal