Segunda fase de vacinação contra sarampo começa segunda-feira (18)

Alexandra Fernandes

sarampo, curitiba, casos, casos suspeitos, casos confirmados, ufpr, universidade federal do paraná, politécnico, jardim botânico, secretaria municipal da saúde

Começa na próxima segunda-feira (18) a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Nesta fase o público-alvo são jovens de 20 a 29 anos. De acordo com o Ministério da Saúde esta faixa etária está entre os grupos de maior vulnerabilidade à doença. Quem tem até 29 anos precisa ter duas doses da vacina para estar imunizado.

A vacina é a forma mais eficaz de proteção contra o sarampo, já que a doença que é transmitida pelo ar (respiração, tosse, fala, espirro) e que pode ser contraída em qualquer idade. Para reforçar a campanha, a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) vai fazer o Dia D de vacinação no sábado dia 30/11.

Dados parciais do Ministério da Saúde, do início da campanha até agora, apontam que cobertura vacinal no Paraná está entre 95% e 100% para a faixa de menores de um até dois anos incompletos.A vacinação seletiva, de seis meses a 11 meses aponta cobertura de 76,5%.

O estado confirmou 316 casos de sarampo, segundo o último boletim epidemiológico divulgado na semana passada pela Sesa. Das 22 regionais de saúde, 20 têm casos confirmados ou em investigação. Apenas as regionais de Campo Mourão e Cornélio Procópio não registram notificações de sarampo. A cidade com maior número de casos é Curitiba com 217 registros da doença.

Previous ArticleNext Article