
Manhã de acidentes graves no trânsito de Curitiba e RMC
Redação
12 de março de 2020, 12:01
Dos seis casos de coronavírus no Paraná, cinco deles foram registrados em Curitiba e um em Cianorte, no noroeste do Para..
Redação - 12 de março de 2020, 12:24
Dos seis casos de coronavírus no Paraná, cinco deles foram registrados em Curitiba e um em Cianorte, no noroeste do Paraná. A informação foi divulgada nesta manhã (12) pela SMS (Secretaria Municipal da Saúde) e a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde).
Todos os seis casos de coronavírus são importados e foram confirmados oficialmente por exames realizados pelo Lacen-PR (Laboratório Central do Estado do Paraná), considerado referência pelo Ministério da Saúde.
No Paraná, o Ministério da Saúde investiga 46 seis casos suspeitos. No sul do Brasil, 10 casos de Covid-19 foram confirmados: seis no Paraná e quatro no Rio Grande do Sul. Confira aqui todos os casos registrados no país.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou uma pandemia do coronavírus na tarde desta quarta-feira (11). Apesar do maior número de casos se concentrar na China, a situação efervescente na Itália e a disseminação do Covid-19 no Irã e Coreia do Sul mudam a forma com que a OMS reage à doença.
“Nas últimas duas semanas, o número de casos de Covid-19 do lado de fora de China aumentou 13 vezes e o número de países afetados triplicou. Atualmente, existem mais de 118 mil casos em 114 países e 4.291 pessoas perderam a vida“, informou Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor da OMS após informar a situação da pandemia.
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto no dia 31 de dezembro de 2019 após casos registrados na China.
Os principais sintomas são: febre, tosse e dificuldade para respirar. Ou seja, a doença é semelhante a um resfriado. Contudo, o vírus pode gerar doenças respiratórias mais graves como pneumonia, SARS (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e MERS (Síndrome Respiratória do Oriente Médio).
O COE (Centro de Operações em Emergências) elencou medidas de prevenção ao coronavírus, similares para outras doenças como a Influenza. As principais medidas são: