Seis casos de coronavírus no Paraná: cinco em Curitiba e um em Cianorte

Redação

novo coronavírus, covid-19, ministério da saúde, boletim, coronavírus no brasil, paraná, foz do iguaçu, maringá, sesa

Dos seis casos de coronavírus no Paraná, cinco deles foram registrados em Curitiba e um em Cianorte, no noroeste do Paraná. A informação foi divulgada nesta manhã (12) pela SMS (Secretaria Municipal da Saúde) e a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde).

Todos os seis casos de coronavírus são importados e foram confirmados oficialmente por exames realizados pelo Lacen-PR (Laboratório Central do Estado do Paraná), considerado referência pelo Ministério da Saúde.

CASOS DE CORONAVÍRUS EM CURITIBA:

  • homem, 54 anos: esteve na Espanha, Portugal e Holanda;
  • mulher, 25 anos: esteve na Espanha, Portugal e Holanda;
  • homem, 15 anos: esteve na Itália;
  • homem, 43 anos: esteve na Itália;
  • homem, 58 anos: esteve na Itália;

CASO DE CORONAVÍRUS EM CIANORTE:

  • homem, sem idade divulgada: esteve no Oriente Médio;

No Paraná, o Ministério da Saúde investiga 46 seis casos suspeitos. No sul do Brasil, 10 casos de Covid-19 foram confirmados: seis no Paraná e quatro no Rio Grande do Sul. Confira aqui todos os casos registrados no país.

COVID-19 NO BRASIL

No Brasil, 60 casos da doença foram confirmados. Até o momento, nenhum morte causada pelo coronavírus foi registrada no país.

PANDEMIA

OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou uma pandemia do coronavírus na tarde desta quarta-feira (11). Apesar do maior número de casos se concentrar na China, a situação efervescente  na Itália e a disseminação do Covid-19 no Irã e Coreia do Sul mudam a forma com que a OMS reage à doença.

Nas últimas duas semanas, o número de casos de Covid-19 do lado de fora de China aumentou 13 vezes e o número de países afetados triplicou. Atualmente, existem mais de 118 mil casos em 114 países e 4.291 pessoas perderam a vida“, informou Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor da OMS após informar a situação da pandemia.

O QUE É CORONAVÍRUS E QUAIS OS SINTOMAS

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto no dia 31 de dezembro de 2019 após casos registrados na China.

Os principais sintomas são: febre, tosse e dificuldade para respirar. Ou seja, a doença é semelhante a um resfriado. Contudo, o vírus pode gerar doenças respiratórias mais graves como pneumonia, SARS (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e MERS (Síndrome Respiratória do Oriente Médio).

PREVENÇÃO AO CORONAVÍRUS

O COE (Centro de Operações em Emergências) elencou medidas de prevenção ao coronavírus, similares para outras doenças como a Influenza. As principais medidas são:

  • evitar contato próximo com pessoas com infecções respiratórias agudas;
  • evitar contato com pessoas idosas caso você tenha sintomas;
  • lavar frequentemente as mãos, especialmente após o contato direto com pessoas doentes e antes de se alimentar;
  • usar lenço descartável para higiene nasal;
  • cobrir nariz e boca ao espirrar e tossir;
  • não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres pratos, copos ou garrafas;
Previous ArticleNext Article