Grande Curitiba e Litoral
Compartilhar

Banco de Leite Humano do HC precisa de doações

O estoque do Banco de Leite Humano (BLH) do Complexo Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR)..

Francielly Azevedo - 14 de março de 2017, 20:03

O estoque do Banco de Leite Humano (BLH) do Complexo Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, está abaixo do normal. Apenas três dos dez freezers disponíveis estão ocupados.

ANÚNCIO

De acordo com a nutricionista do BLH, Dayane Coldibeli, no último mês, foram coletados somente 100 litros de leite, enquanto é necessário 180 para suprir a demanda dos recém-nascidos internados no hospital. O alimento serve para complementar o leite das próprias mães ou daquelas mulheres que não podem amamentar por motivos de saúde.

 

O BLH é responsável pela captação, processamento, pasteurização e armazenamento do leite materno, que é fornecido para o aleitamento dos bebês prematuros.

ANÚNCIO

 

Como doar?

Para ser uma doadora, a lactante precisa ter realizado o pré-natal, ter todas as vacinas devem estar em dia e não pode ser fumante. “É importante que a mãe perceba que tem bastante leite, o que pode ser avaliado pelo vazamento espontâneo do leite, nos intervalos ou mesmo durante a mamada, ou as mamas sempre “pesadas”, doloridas e quentes”, explica a enfermeira-chefe do BLH do CHC, Celestina Grazziotin, especialista em Aleitamento materno.

A doadora recebe visita semanal da equipe de enfermagem, orientações e frascos adequados para guardar o leite. A coleta também pode ser feita em domicílio, para quem mora em Curitiba e arredores, como Pinhais, São José dos Pinhais e Colombo.

 

Serviço

O BLH funciona das 8h às 18h, de segunda-feira a sexta-feira, na Rua General Carneiro, 181, no bairro Alto da Glória, em Curitiba. Para saber mais é só ligar para o telefone (41) 3360-1867.