Grande Curitiba e Litoral
Compartilhar

Disque Solidariedade vai aumentar recolhimento de doações em Curitiba

O Disque Solidariedade, serviço da Prefeitura que faz o recolhimento e o repasse de doações a pessoas e famílias em situ..

Mariana Ohde - 28 de fevereiro de 2017, 12:02

O Disque Solidariedade, serviço da Prefeitura que faz o recolhimento e o repasse de doações a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social, está sendo reformulado. A ideia é aumentar em 30% a capacidade de captação de produtos – chegando a 11 mil ações - e ampliar o atendimento feito aos cidadãos.

ANÚNCIO

Coordenado pela Fundação de Ação Social (FAS), o Disque Solidariedade adotou um novo formato de recolhimento de doações, que leva em consideração a proximidade dos bairros a serem visitados e o agendamento de coleta por período, o que dá mais agilidade ao processo.

Além disso, a fundação está fazendo contato com empresas e indústrias para aumentar as doações de móveis e eletrodomésticos e definindo um novo projeto para ampliar a captação de doações permanentes, como roupas e calçados.

“Estamos reordenando o Disque Solidariedade para garantir à população em situação de vulnerabilidade social o acesso a um serviço que possibilite a melhoria das condições de vida”, diz a presidente da FAS, Larissa Tissot.

Serviço

ANÚNCIO

O coordenador do Disque Solidariedade, Marlon Mallassa, explica que o serviço faz a coleta em domicílio de itens como móveis, eletrodomésticos, roupas e calçados, e demais utensílios que estejam em bom estado de uso.

Também são recebidos produtos específicos, como cadeiras de rodas, camas adaptadas para idosos ou pessoas com deficiência - que são encaminhadas para a Secretaria da Saúde -, bicicletas, brinquedos, objetos de esporte e lazer.

Todas as doações são repassadas para pessoas e famílias que são atendidas nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), unidades que atendem indivíduos em situação de vulnerabilidade social. As solicitações são feitas pelas equipes dos Cras, após avaliação das necessidades de cada pessoa.

Doações

As doações podem ser feitas pela população ou empresas em qualquer época do ano. Para isso, o doador deve fazer um pedido de atendimento pela Central 156 (telefone ou internet), relacionar os itens que gostaria de doar e agendar a retirada, que é feita pelas equipes do serviço.

Quem preferir pode fazer as doações diretamente na sede da FAS, que fica na Rua Eduardo Sprada, 4.520, no bairro Campo Comprido. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.